EMPREGO E RENDA
Sine Municipal reforça atendimento com número de WhatsApp e registra mais de 1.400 atendimentos no primeiro semestre
Ferramenta oferece informações sobre seguro-desemprego, vagas e cadastro de empresas
Publicado em: 30/07/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Sine Municipal agora conta com atendimento via WhatsApp para facilitar o acesso da população às vagas de emprego. A iniciativa da Prefeitura de Imperatriz busca conectar ainda mais pessoas ao mercado de trabalho. (Foto: Júlia Wirtzbiki)
Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de empregabilidade, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), lançou um canal direto de atendimento via WhatsApp para o Sine Municipal. O número (99) 98486-5025 está disponível para fornecer informações sobre vagas de emprego, entrada no seguro-desemprego e cadastro de empresas interessadas em divulgar oportunidades.
A ação visa agilizar o atendimento, facilitando o contato com trabalhadores e empregadores. O novo canal soma-se ao atendimento presencial realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na unidade do Sine localizada na Rua Coriolano Milhomem, s/n, Centro (anexa ao Estádio Frei Epifânio).
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Esmerahdson de Pinho, enfatiza a importância do sistema para a reinserção das pessoas ao mercado de trabalho. “A partir de agora as pessoas podem buscar atendimento no Sine tanto por telefone quanto pessoalmente. O dispositivo vai trazer mais eficiência e eficácia ao atendimento. Esse número já está à disposição da sociedade e com ele vários serviços disponibilizados. Além disso, nós ainda vamos disponibilizar o aceite de currículos em PDF para facilitar a vida das pessoas que estão em busca de emprego”.
Nos primeiros seis meses de 2025, o Sine Municipal realizou 1.460 atendimentos, com destaque para: 869 trabalhadores inscritos no sistema; 471 entradas no seguro-desemprego; 70 candidatos encaminhados para entrevistas de emprego e 50 empresas cadastradas para captação de vagas.
O auxiliar de depósito, Rodrigo Lima, que conseguiu um emprego na área da logística por intermédio do Sine, destaca a confiabilidade do sistema. “Eu agradeço de coração pela oportunidade, eu tava desempregado e consegui o meu emprego através do Sine. Com o auxílio da equipe da Sedec eu pude voltar ao mercado de trabalho e estou muito feliz”.
Serviços ofertados
O Sine Municipal atua como ponte entre trabalhadores em busca de colocação e empresas com vagas disponíveis, por meio da intermediação de mão de obra. O processo inclui: cadastro do trabalhador e do empregador; captação de vagas; cruzamento de perfis; encaminhamento para entrevistas e acompanhamento do resultado das seleções.
O sistema permite reduzir o tempo de espera por emprego, conectando quem busca oportunidade a quem precisa contratar, com maior agilidade e precisão. O serviço também realiza visitas a empresas para prospecção ativa de vagas e identificação de demandas do mercado.
Vale ressaltar, que empresas interessadas em divulgar vagas ou buscar profissionais qualificados encontram no Sine um suporte técnico completo, desde o preenchimento do perfil desejado até o acompanhamento do processo seletivo. A captação de vagas funciona como uma estratégia eficaz de combate ao desemprego, ao acelerar o processo de inserção de trabalhadores no mercado.
Emprega Imperatriz
Outra iniciativa que se consolidou recentemente foi o Emprega Imperatriz, programa que busca aproximar candidatos e empresas em um mutirão de empregabilidade. Na edição realizada em 14 de julho, foram ofertadas quase 300 vagas de emprego em parceria com 32 empresas, movimentando o mercado de trabalho local e gerando novas oportunidades.