Notícias

SINALIZAÇÃO

Imperatriz recebe reforço na sinalização com pintura de mais de 230 faixas de pedestres

Os serviços contemplam vias de diversos bairros, com foco na organização do trânsito e segurança

Publicado em: 26/01/2026 por Johann Breno

Superintendência de Trânsito

Imperatriz recebe reforço na sinalização com pintura de mais de 230 faixas de pedestres

Equipe da SUTRAN realiza pintura de faixas de pedestres durante a madrugada para garantir mais segurança viária em Imperatriz. (Foto: Johann Breno)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SUTRAN), intensificou as ações de sinalização viária horizontal em vários pontos da cidade. Mais de 230 faixas de pedestres já foram pintadas ou revitalizadas, com prioridade para áreas próximas a escolas, hospitais, paradas de ônibus e locais com grande circulação de pessoas.

A iniciativa busca melhorar a organização do tráfego e ampliar a segurança de pedestres e condutores. “Estamos fazendo a nossa parte, mas é fundamental que motoristas, motociclistas e pedestres também façam a deles. Se cada um colaborar, vamos evitar acidentes e preservar vidas”, destacou o superintendente da SUTRAN, Eliude Sales.

A orientação do órgão é para que os motoristas redobrem a atenção nas faixas de pedestres e concedam a preferência sempre que houver pessoas aguardando para atravessar. Já os pedestres devem utilizar corretamente a sinalização, sinalizar a intenção de travessia e aguardar a parada dos veículos antes de atravessar a via.

A faixa de pedestres é um dos principais dispositivos de segurança nas vias urbanas e tem a função de organizar a travessia, garantindo prioridade ao pedestre. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por se tratar do elemento mais vulnerável no trânsito, o pedestre tem preferência de passagem quando utiliza a faixa devidamente sinalizada.

O CTB também estabelece que a travessia deve ocorrer respeitando a sinalização semafórica. Caso o sinal mude durante a travessia, os veículos devem aguardar até que o pedestre conclua a passagem. Na ausência de faixa ou semáforo, a orientação é que a travessia seja feita com atenção, pela menor distância possível. Quando houver faixa de pedestres a até 50 metros do local, ela deve ser utilizada.

Além da revitalização das faixas, cinco novos semáforos estão sendo instalados na Av. Dorgival Pinheiro de Sousa. Os equipamentos contam com tecnologia atualizada, voltada à organização do fluxo de veículos e à melhoria da mobilidade urbana.

Esses dispositivos também colaboram para a implantação do sistema conhecido como “onda verde”, que consiste na coordenação do tempo dos semáforos ao longo de uma via. Com essa programação, os sinais abrem de forma sequencial, permitindo que os veículos trafeguem com menos paradas, desde que mantenham uma velocidade adequada, o que contribui para maior fluidez no trânsito.

As ações de sinalização seguem em andamento em diferentes regiões do município.

Notícias