Servidor

FUNCIONALISMO

Seamo realiza a apresentação do E-Social para secretarias municipais

A proxima etapa será o envio da Folha de Pagamento para a plataforma do programa.

Publicado em: 08/04/2022 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Seamo realiza a apresentação do E-Social para secretarias municipais

Em reunião, Seamo apresentou E-Social para secretários municipais. (Foto: João Rodrigues)

Em avançada fase de implantação, o E-Social, programa federal que reúne informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, foi apresentado oficialmente pela Secretaria de Administração e Modernização, Seamo, para seis secretarias municipais.

Dentre as ações realizadas pelo Comitê Multidisciplinar de Implantação do E-Social até agora se destacam o recadastramento geral de servidores, e o treinamento de gestores de departamentos de Recursos Humanos, RHs.

Da reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed) na última quarta-feira (06), participaram representantes das secretarias de Saúde (Semus), Semed; Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Controladoria Geral do Município (CGM).

“A Secretaria de Administração convocou outros secretários para informar sobre a implantação deste sistema E-Social, onde vai informatizar e fazer todo o trâmite da Folha de Pagamento, trazendo uma agilidade maior para a administração pública”, disse o secretário de Administração e Modernização, Alex Silva.

O titular da Seamo acrescentou que “vivemos um momento de modernidade do sistema de informação e não seria diferente que se chegaria ao poder público”. Ele disse que a implantação do programa é um grande desafio, mas que nenhum município do Brasil o implantou em sua totalidade, e o Município de Imperatriz vem cumprindo gradativamente as etapas, sendo que a próxima será o envio da Folha de Pagamento a plataforma do E-Social, até a primeira quinzena de maio.

Além de informação, o Comitê Multidisciplinar, presidido pela Seamo, ouviu a opinião dos secretários. As informações técnicas sobre o programa foram repassadas pela conferencista Maria Manoela de Paula. Ela falou sobre os prazos impostos pelo programa, as possiblidades de multa ao Município em caso de descumprimento, conscientização sobre a importância do programa e pedir o apoio de todas as secretarias nesse processo.

Servidor