Servidor

TRANSPARÊNCIA

Prefeitura recebe auditoria do TCE para validação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal

Auditores se reuniram com membros da Educação e Saúde, para a conferência da documentação e informações inseridas no sistema em março deste ano

Publicado em: 25/08/2022 por Ariel Rocha

Controladoria-Geral do Município

Prefeitura recebe auditoria do TCE para validação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal

Em reunião com a equipe da Saúde nesta quarta-feira (24), auditores do TCE inspecionaram as informações e dados fornecidos pelo Município. Ação é costumeira aos sorteados para passarem pela auditoria do IEGM. (Foto: Divulgação)

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), executa o processo de validação dos questionários enviados pelos Municípios. Por meio de um sorteio realizado pelo TCE, Imperatriz recebeu a inspeção da equipe responsável pela validação das informações e dados preenchidos pela Prefeitura. 

Os auditores do Tribunal se reuniram com membros das Secretarias de Educação e Saúde, para a conferência da documentação enviada e as informações inseridas no sistema. A inspeção é costume anual para os municípios sorteados, que terão seus indicadores avaliados pelos órgãos superiores. A entrega do questionário foi coordenada em março pela Controladoria Geral do Município (CGM), com outras secretarias e órgãos da Prefeitura. 

Equipe da Secretaria de Educação reunida com os auditores, para prosseguimento na inspeção do TCE.  (Foto: Divulgação)

IEGM avalia o grau de aderência da gestão municipal aos processos e controles em sete áreas: educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, defesa civil e governança em tecnologia da informação. Por meio dos quesitos relacionados e encaminhados pelo questionário, o índice mensura os resultados desses setores. 

Destaque do Município 

Em 2021, Imperatriz ficou em 2º lugar no índice de melhor governança entre municípios do Maranhão no Ranking Sudene IGM/CFA 2020, prêmio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Conselho Federal de Administração (CFA). O título consistiu em fazer o diagnóstico da governança pública nos municípios, a partir das finanças, gestão e desempenho.

Servidor