Servidor

BALANÇO

Prefeitura já convocou mais de 1.300 aprovados em concurso

Os convocados do concurso de 2019 até agora foram 784 servidores

Publicado em: 25/03/2022 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Prefeitura já convocou mais de 1.300 aprovados em concurso

A Prefeitura de Imperatriz vem cumprindo compromisso de convocar aprovados no concurso de 2019. (Foto: Edmara Silva)

O compromisso de convocar aprovados em concurso público vem sendo cumprido à risca pela Prefeitura de Imperatriz, que já chamou 784 servidores relativos ao certame que realizou em 2019.

Essas convocações se deram entre janeiro de 2020 e fevereiro deste ano quando teve a 17ª convocação do edital nº 001, número expressivo que só não é maior por que em 2021 uma lei federal proibiu o município de aumentar o valor da folha de pagamento.

No ano passado, a exceção da lei federal foi para convocações de profissionais de áreas consideradas estratégicas naquele momento em razão da pandemia, Saúde e Educação.  

Apesar de não ter nenhum compromisso com candidatos aprovados em concurso da gestão anterior (2012), o prefeito Assis Ramos assinou um Termo de Ajuste de Conduta, TAC, com o Ministério Público Estadual, onde o município conseguiu prolongar a validade e chamar 602 aprovados em 2017 para atender algumas áreas que estavam carentes de profissionais. Com isso, o número geral de convocados pela atual administração passou dos 784 do concurso de 2019, para o total de 1.386 servidores convocados.

O prefeito Assis Ramos costuma repetir que sua gestão é voltada para a valorização dos servidores, e a realização de concurso com a respectiva convocação é um fator importante nesse processo que propicia melhor prestação de serviços à população.

Além das convocações, a gestão, também mantém diálogo com os servidores e já garantiu muitas melhorias para eles ao longo de cerca de seis anos de mandato, como reajuste salarial anual, concessão e equiparação do Vale Alimentação pontualmente todo dia 10 para os efetivos, pagamento de salário até o quinto dia útil de cada mês, antecipação da primeira parcela do 13º salário no mês do aniversário do servidor, além da equiparação do salário dos professores ao piso nacional, além da concessão de um reajuste extra de 10%, equiparação salarial de diversas categorias, atualização por tempo de serviço, implantação de 100% do vale para segunda matrícula de servidores da educação e 100% dos professores aprovados em concurso, dentre outras ações por tempo de serviços.

Guarda Municipal

De grande relevância na estrutura organizacional dos municípios brasileiros, a Guarda Municipal de Imperatriz foi criada pela Lei Ordinária 1.694/2017. O órgão de segurança auxiliar de forças policias está composta por agentes altamente qualificados que ingressaram por meio de concurso público específico, realizado em novembro de 2018. Foram 81 vagas preenchidas para a instituição que passou a operar nas ruas a partir do dia 20 de março de 2020.

Interpretes e instrutores de Libras

Com a finalidade de ampliar a inclusão na escola, o Município realizou, ainda, em 2019, o quarto edital, o concurso para o preenchimento de vagas para os cargos de intérprete e instrutor de Lingua Brasileira de Sinais, Libras. Nas primeiras convocações, todas as vagas foram preenchidas.

O secretário de Administração e Modernização, Alair Firmiano, ressaltou que as convocações se deram em razão da necessidade, mas observando as condições financeiras do Município em conformidade com as leis de transparência. A última convocação foi dia 9 de fevereiro de 2022.

A secretária adjunta da Seamo e gerente da Folha de Pagamento, Bruna Neves, ressaltou que a valorização dos servidores públicos é um dos pilares da gestão municipal e a implementação de várias medidas ao longo dos anos, desde 2017, começando pela convocação de aprovados em concurso de 2012, na gestão anterior.

“Dentre as várias medidas para essa valorização se concretizar está a convocações dos servidores do concurso em 2017, que já estava vencido, resultando em mais de 1.200 servidores convocados. Fora isso, ainda tem outras medidas de valorização com reajustes salariais, Vale Alimentação com valor unificado que reconhecem a dedicação dos servidores públicos”, reforçou Bruna Neves.

O Município reconhece que ainda falta chamar outros aprovados dos três editais, mas já montou um cronograma que está plena execução.

Servidor