NOTA
Prefeitura oferta percentual acima da inflação
Publicado em: 10/05/2018 por Sara Ribeiro
Visando a valorização do servidor da Educação e, principalmente, o cumprimento do calendário letivo, a gestão municipal tomou a decisão inédita de propor reajuste salarial de 6% e mais 12% sobre o Vale Alimentação (índices que superam mais de 200% da inflação para o período), a serem concedidos a partir do mês de julho.
A proposta apresentada, ainda na terça-feira, 08, foi a única possível encontrada pelo Município para honrar a categoria, muito embora isso signifique o sacrifício de outros investimentos (de outros setores) que vinham sendo planejados.
Em relação ao retroativo, uma vez que a proposta foi para a partir do mês de julho, o Município não tem condições de arcar com esses valores. Isso comprometeria a receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, FUNDEB.
Desse modo, reiteramos que a Prefeitura age no restrito limite da Lei, dando um aumento real, sem comprometer a capacidade de pagamento do Município.
Ressalte-se, por fim, que maioria dos estados e municípios não estão sequer conseguindo repor o índice inflacionário do período, de 2,81%, muito menos cumprindo o piso nacional da categoria, que aqui já é pago.