RECOLHIMENTO
Caminhões de coleta seletiva já circulam em Imperatriz
Nova empresa de limpeza urbana se reuniu com Secretaria de Meio Ambiente para alinhar trabalho
Publicado em: 16/05/2018 por Sara Batalha
Na última quinta-feira,10, foi realizada reunião de nivelamento entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, através dos setores de Projetos Especiais, Coleta Seletiva, Paisagismo e Educação Ambiental, e a empresa vencedora da licitação da limpeza pública e coleta de resíduos sólidos no município, a Sellix Ambiental. Objetivo foi de alinhar as atividades desempenhadas na cidade.
A empresa apresentou o seu plano de trabalho com atendimento às diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e de que forma atuará na limpeza das vias públicas de Imperatriz, destacando as ações relativas à coleta seletiva. Para as ações, a Sellix disponibilizou dois caminhões, especializados para o recolhimento de recicláveis, que já estão circulando devidamente estruturados para receber os materiais secos.
A secretária da Semmarh, Rosa Arruda, afirma que "a principal beneficiada desse tipo de reunião é a própria comunidade, pois foi uma oportunidade de relatar os projetos e ações em andamento, bem como o que a gestão espera e deseja que seja implantado".
De acordo com Allison Daniel, assessor de projetos especiais da Semmarh, "a secretaria repassou os projetos em andamento sobre a coleta seletiva no município, as ações já desenvolvidas e as parcerias firmadas com instituições, empresas geradoras de resíduos recicláveis e com a Associação de Catadores de Material Reciclável de Imperatriz (ASCAMARI)", informou.
Da mesma forma, foram colocados em pauta as iniciativas tomadas pelo Município relacionados ao paisagismo e embelezamento da cidade, onde foram destacadas as deficiências, potencialidades e de que forma o serviço pode ser melhorado através da atuação da empresa.
Allison informou ainda que a empresa terá ferramentas para a execução dos serviços da melhor forma possível, atendendo à demanda, melhorando a estética da cidade e beneficiando os agentes que trabalham diariamente com a coleta de resíduos sólidos recicláveis, evitando que estes sejam dispostos de forma incorreta no meio ambiente. "Além disso, ela irá priorizar a execução das ações previstas no Plano Municipal de Resíduos Sólidos, em que teve a participação da comunidade e, assim, desenvolvendo uma gestão mais próxima aos desejos e necessidades da população, da mesma forma com o Plano de Coleta Seletiva", concluiu.