Força-tarefa
Grande Cafeteira passa a ter esgoto coletado por Estação
Publicado em: 06/02/2017 por William Castro
A estação elevatória de esgoto da Vila João Castelo, paralisada desde setembro do ano passado, e que integra o conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-I), voltou a funcionar depois da “força-tarefa” envolvendo técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), das construtoras Terramata e Canopus e a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra).
“Nós agradecemos todos os profissionais envolvidos na ‘Operação do PAC-I’ na grande Cafeteira, em especial aos engenheiros Carlos Elpídio e Inaldo, da Sinfra, que trabalharam para colocar em funcionamento a estação elevatória de esgoto”, reconheceu o secretário Francisco Pinheiro (Sinfra) ao anunciar que serão colocadas em funcionamento mais duas estações elevatórias naquela região.
Ele assinalou que o objetivo do governo Assis Ramos é melhorar a qualidade de vida da população, sendo de fundamental importância a efetivação das estações elevatórias de esgoto na grande Cafeteira. “Essas bombas funcionando colocam o sistema de esgotamento em pleno funcionamento, beneficiando dezenas de famílias que residem na área de abrangência do PAC-I”, esclarece.
O secretário ressalta que “essas unidades existem para bombear a água e os resíduos de tubulações profundas, que exigem a necessidade de um equipamento para transporte essa profundidade, ou ainda quando existe uma baixa declividade ou porção elevada do terreno para assim permitir que a gravidade volte a atuar no transporte do esgoto até chegar às estações nas quais ele (esgoto) será tratado”.
A estação elevatória de esgoto funciona como uma espécie de filtro e geralmente está equipada com dispositivos de pré-tratamento como grades, barras ou cestos, ou seja, uma estação elevatória de esgoto também age na retirada de parte desses resíduos sólidos.
“A previsão é que nestes próximos 45 a 60 dias essas três estações elevatórias de esgotos estejam em pleno funcionamento na grande Cafeteira”, estima.