SAÚDE
SEMUS recebe grande remessa de medicamentos para reforçar a saúde em Imperatriz
Remédios irão abastecer as UBSs e ajudar a descentralizar os atendimentos no Hospital Municipal
Publicado em: 18/01/2025 por Alayres Rámon
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) recebeu uma grande remessa de medicamentos após longo período sem medicação. Desde o dia (14) de janeiro, os postos de saúde da cidade começaram a ser devidamente abastecidos. A Farmácia Básica recebeu um total de 923.550 medicamentos, a Farmácia de Saúde Mental 273.660 e o Programa Deficientes e Acamados (CENAPA) 253.660. Com isso, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde serão mais eficientes, gerando impacto positivo com a redução do tempo de espera e acesso ao tratamento.
O prefeito Rildo Amaral ressaltou a importância da chegada desse grande carregamento de medicamentos. “Eu disse que as famílias não precisariam mais tirar dinheiro do próprio bolso para comprar remédios básicos. Você que ia nos postos e não tinha medicamento, a partir de agora já tem. Cidade grande tem que ter saúde de qualidade”, concluiu o prefeito.
A coordenadora da Farmácia Básica dos três poderes, Guimar da Silva, explicou que a carga de medicamentos ajudará a descentralizar os atendimentos, tirando a carga somente do Hospital Municipal. “Isso vai poder desafogar um pouco o Socorrão. Os pacientes serão atendidos nas UBSs, proporcionando um pronto atendimento mais rápido”, finalizou a coordenadora.
A remessa inclui medicamentos diversos, como dipirona, ácido acetilsalicílico, amoxicilina, losartana, entre outros. As mais de 40 farmácias da rede pública estão sendo devidamente abastecidas, garantindo à população o acesso ao tratamento em tempo oportuno. O volume de medicamentos, que teve o maior quantitativo recebido na farmácia básica, foi ácido fólico (45.000 caixas) e sulfato ferroso (na mesma quantidade). A farmácia de saúde mental foi contemplada nessa remessa, assim como o Programa de Deficientes e Acamados (CENAPA).
O Secretário de Saúde, Flamarion Amaral, acompanhou o processo de aquisição dos medicamentos, trabalhando em conjunto com sua equipe e definindo, assim, as prioridades de compra. “Como enfermeiro, conheço de perto as necessidades da nossa gente e sei quais medicamentos são essenciais neste momento. Meu desejo é poder atender a todos e adquirir o máximo de medicamentos possível”, afirmou o secretário.
A Prefeitura Municipal de Imperatriz segue comprometida em trazer melhorias aos serviços essenciais.