Notícias

ASSISTÊNCIA SOCIAL

SEDES realiza atendimentos do CRAS Itinerante em comunidades do município

Ações incluem atualização do Cadastro Único, Bolsa Família e emissão da Carteira do Idoso

Publicado em: 23/01/2026 por Ana Maria Nascimento

Secretaria de Desenvolvimento Social

SEDES realiza atendimentos do CRAS Itinerante em comunidades do município

Atendimentos do CRAS Itinerante levam os serviços da proteção social básica às comunidades, garantindo orientação e apoio às famílias (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realiza ações do CRAS Itinerante em vários locais do município. A iniciativa busca levar os serviços da proteção social básica a pessoas que não conseguem se deslocar às unidades fixas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A primeira ação do ano ocorreu no dia 13 de janeiro, na Vila Nova, com atendimentos vinculados ao CRAS Santa Lúcia. O CRAS Itinerante funciona por meio de uma equipe volante formada por profissionais da assistência social, que se desloca até comunidades mais distantes para ofertar os serviços socioassistenciais.

A superintendente de Proteção Social Básica, Karollyne Milhomem, explica como ocorre a definição das localidades atendidas. “A escolha dos locais é basicamente feita pela maior distância entre a comunidade e o CRAS fixo daquela abrangência. Por exemplo, o CRAS já é para ser localizado em um lugar onde há maior vulnerabilidade e risco social, porém, ainda assim, tem muitas localidades que ficam bem distantes”.

A seleção dos territórios é realizada a partir de um mapeamento técnico, que considera fatores como dificuldade de acesso por transporte público, características territoriais e situações de vulnerabilidade social.

Com base nesse diagnóstico, as ações são organizadas para atender a população da área de abrangência. Durante os atendimentos, são ofertados serviços como atualização do Cadastro Único, inclusão no Programa Bolsa Família, emissão da Carteira do Idoso e atendimentos com assistente social, psicóloga e pedagoga.

Além dos atendimentos individuais, o CRAS Itinerante também atua de forma integrada com programas como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa Criança Feliz. “Sabemos que ainda é difícil abranger todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos dentro da unidade fixa. Então, o CRAS Itinerante, quando vai para esses lugares mais distantes, também leva esses serviços para identificar prioridades daquela comunidade”, explica a superintendente.

A próxima edição do CRAS Itinerante acontece no povoado Petrolina, por meio de ação do CRAS Coquelândia, no dia 28 de janeiro, das 8h às 12h, na Escola Juscelino Kubitschek. Durante a atividade, serão ofertados serviços de atualização do Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso, inclusão no Programa Bolsa Família e atendimentos com pedagoga, psicóloga e assistente social.

Para o atendimento, é necessário apresentar os documentos originais de todos os moradores do domicílio: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, talão de energia, título eleitoral e declaração escolar.

Notícias