ESPORTE E LAZER
SEDEL promove acesso à natação com estrutura olímpica em Imperatriz
Mais de 500 pessoas estão inscritas para utilizar a piscina do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, que tem acesso completamente gratuito à população
Publicado em: 16/09/2025 por Matheus Cardoso Lima

A piscina olímpica da SEDEL contém oito raias e mais de 2 metros de profundidade. (Foto: Luiza Cruz)
A cidade de Imperatriz abriga um dos mais importantes equipamentos esportivos do estado do Maranhão: a única piscina olímpica pública em funcionamento. Localizada no Complexo da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL), a estrutura é referência em formação aquática, treinamento técnico e acesso gratuito à prática da natação para a comunidade.
À frente das atividades está Mara Nunes, profissional formada em Educação Física. Com especialização em atividades aquáticas, Mara atua como professora de natação e integra a equipe responsável pela gestão da piscina. O departamento é composto por três profissionais: Eliverton Conceição (coordenador), Valdean Amazonas (professor de natação) e Mara Nunes. Juntos, eles administram os aspectos operacionais desde inscrições e cadastros até o uso da piscina para treinamentos, eventos e campeonatos. Todas as decisões são alinhadas com o secretário de esporte Getúlio Melo.
"Estamos estudando uma forma de ampliar as aulas de natação a partir de janeiro", comenta Mara sobre o plano de fazer uma escolinha para dar aulas de natação a iniciantes.
Funcionamento e distribuição de horários
A piscina atende diferentes públicos em horários específicos:
Projeto “Sou Mais Esporte” (SEDUC): Terça e Quinta (15h às 17h).
SEMED (Secretaria de Educação): Terça e quinta (15h às 17h).
Comunidade em geral: Terça a sexta (18h às 22h).
O uso comunitário é voltado exclusivamente para pessoas que já sabem nadar, com foco em aperfeiçoamento técnico e treinamento. Crianças a partir de 8 anos também participam, muitas delas já envolvidas em competições de nível nacional. Adultos e idosos frequentam regularmente, desde que estejam aptos fisicamente e saibam nadar.
Participação e Organização
O projeto conta atualmente com 501 pessoas cadastradas. A piscina possui oito raias, que são compartilhadas entre adultos e crianças de forma organizada e respeitosa. “Eles se organizam bem, têm uma boa relação. É tudo muito tranquilo”, destaca Mara.
Processo de Inscrição
Para utilizar a piscina, os interessados devem comparecer à secretaria da SEDEL com dois exames médicos: aptidão física e dermatológico. Após aprovação, é necessário preencher um termo de compromisso e responsabilidade com informações como: RG e CPF. O participante recebe uma carteirinha que garante o acesso à estrutura. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição, respeitando os critérios médicos e as normas internas de segurança e uso.
Faixa etária
A idade mínima para participação é de 8 anos, mas é necessário estar sempre acompanhado dos pais. O único requisito é saber nadar e estar em condições físicas adequadas.