Saúde Mental

MELHORIA

Imperatriz vai contar com sistema para melhorar atendimento na saúde mental

SISMENTAL deve ser implantado em breve

Publicado em: 30/07/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Imperatriz vai contar com sistema para melhorar atendimento na saúde mental

Sistema vai proporcionar identificação dos usuários da Rede de Saúde Mental de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

A Rede de Atenção Psicossocial de Imperatriz agora deve contar com uma plataforma que vai possibilitar a realização de um levantamento epidemiológico dos usuários do sistema de saúde mental, em Imperatriz. Para aprender a utilizar o recurso, chamado de SISMENTAL, os servidores municipais participaram de treinamento na quinta-feira, 30, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

Para a coordenadora da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, Kátia Carvalho, a instalação da plataforma vai contribuir, e muito, para conhecer melhor as questões relacionadas aos problemas de saúde mental. Ainda, de acordo com a coordenadora, o levantamento será de ordem quantitativa e qualitativa.

“Tendo como foco principal o levantamento quantitativo e qualitativo dos agravos predominantes na Rede de Atenção Psicossocial, RAPS, teremos subsídios concretos para propor a elaboração de Políticas de Saúde Mental para municípios e o estado”, conta Kátia.

A utilização do SISMENTAL não vai ter custo. O sistema não tem necessidade de aplicativo ou programa que comprometa a memória do computador. Pelo contrário, vai proporcionar a identificação do usuário, além de estatísticas como faixa etária, sexo, tipos de transtornos, e número de pacientes, entre outras questões.

Saúde Mental