Saúde Mental

ENFRENTAMENTO

Imperatriz celebra luta antimanicomial nesta terça-feira, 18

Ação ocorre no Calçadão de Imperatriz, a partir das 09h

Publicado em: 17/05/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Imperatriz celebra luta antimanicomial nesta terça-feira, 18

Em casos de urgência psiquiátrica, pode ser acionado o SAMU (192), ou Corpo de Bombeiros (193) (Foto: Patrícia Araújo)

Uma panfletagem no Calçadão de Imperatriz lembra a importância de celebrar o Dia da Luta Antimanicomial, nesta terça-feira, 18, a partir das 9h. A data é comemorada nacionalmente e lembra a conquista e evolução para o tratamento das pessoas que possuem transtornos mentais, conquistada a partir de diversos debates e reformas no Sistema Único de Saúde, SUS.

A Rede de Saúde Mental, da Prefeitura de Imperatriz, lembra o lema da reforma psiquiátrica “Por uma sociedade sem manicômios”. Objetivo é questionar o modo como os hospitais psiquiátricos tratavam as pessoas, com violação dos Direitos Humanos e abusos contra pacientes. Hoje, os profissionais de saúde mental lutam pelo tratamento humanizado e a inserção dos pacientes na sociedade.

“Com isso devemos lembrar que todo cidadão tem o direito fundamental à liberdade, viver em sociedade e receber atenção e tratamento adequados”, lembra a coordenadora da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, Kátia Carvalho.

Em Imperatriz, os pacientes contam com uma rede de apoio para o tratamento da saúde mental. O Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, atende pessoas com transtornos mentais persistentes e graves. As Unidades Básicas de Saúde também podem fazer o encaminhamento para o CAPS, já que os Agentes Comunitários de Saúde conhecem bem o território que trabalham e possuem contato diário com as famílias.

Em casos de urgência psiquiátrica, pode ser acionado o SAMU (192), ou Corpo de Bombeiros (193), para realizar o transporte seguro para avaliação clínica no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, ou nas Unidades de Pronto Atendimento, UPA, com posterior encaminhamento ao CAPS, caso seja necessário.

Saúde Mental