Saúde Mental

CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Nacional da Luta Antimanicomial marca ação no Centro de Imperatriz

Data é fruto da luta de familiares e profissionais que enfrentam questões relacionadas à saúde mental

Publicado em: 18/05/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Dia Nacional da Luta Antimanicomial marca ação no Centro de Imperatriz

Conscientização e animação marcaram a ação no Centro de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

O Calçadão, localizado no Centro comercial da cidade, foi tomado pelos servidores da Prefeitura de Imperatriz, na manhã desta terça-feira, 18. A lembrança pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial teve como objetivo a promoção da saúde mental, reforçando que os cuidados com os pacientes se faz inserindo-os na sociedade.

A Rede de Saúde Mental, responsável pela ação, também ofertou para quem passasse pelo local massagem, limpeza de pele, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

De acordo com Raymara Lima, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS AD, o Calçadão foi escolhido pelo fato de que por lá passam muitas pessoas o tempo todo, de todas as classes sociais. A coordenadora também lembra que a luta atimanicomial já acontece mesmo desde antes a reforma psiquiátrica, que mudou a maneira como o tratamento em saúde mental era realizado.

Uma das principais realizações da reforma foi justamente inserir os pacientes na sociedade, e não excluí-los. Raymara lembra que em Imperatriz a Prefeitura oferta aos pacientes serviços como os CAPS’s, Ambulatório de Saúde Mental, Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento, UPA.

As ações da Rede de Saúde Mental ocorrem durante todo o ano na cidade. Além do atendimento ambulatorial, os profissionais possuem uma agenda de palestras e visitas que visam conscientizar a sociedade sobre os estigmas relacionados ao tratamento da menta.

Saúde Mental