SAMU

CAPACITAÇÃO

Equipe do Samu recebe treinamento para táticas de rapel

Curso é voltado para resgate em áreas de difícil acesso

Publicado em: 28/03/2019 por Francisco Lima

Serviço de Atendimento Móvel e Urgência

Equipe do Samu recebe treinamento para táticas de rapel

Profissionais do Samu receberam táticas de Rapel e resgate em áreas de difícil acesso (Foto: Patrícia Araújo)

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, participaram  de treinamento para táticas de rapel na tarde desta quarta-feira, 27. O curso, promovido pelo Núcleo de Educação Permanente da Saúde, NEPS em parceria com o Batalhão do Corpo de Bombeiros, teve como objetivo treinar profissionais para resgate de difícil acesso. A capacitação é voltada para médicos, enfermeiros, socorristas, recepcionistas e demais componentes do Samu.

De acordo com coordenador geral do Samu, Alexsandro Freitas, a intenção é agilizar o atendimento de vítimas em locais como ribanceiras, prédios em construções, pontes ou áreas acidentadas. “Esse trabalho já vem sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros de Imperatriz, e nada mais prático do que nossa equipe receber essa capacitação, pois as vezes temos que atender vítimas em situações em áreas de difíceis acesso. Essa é uma das prioridades da gestão, atender às demandas e firmar parcerias com outros órgãos para garantir o bem-estar da nossa população”, disse.

Atividades com aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Jairan Silva Costa. Capacitação acontece em dois módulos com 40 horas aulas e certificação. "Todo trabalho é desenvolvido para que a equipe do Samu possa ter habilidade nos trabalhos de forma segura e rápida. Nós da corporação já atuamos nessas ações, mas com o treinamento dos profissionais do Samu, eles também poderão desempenhar essa função com êxito”, afirma.

Segundo módulo está previsto para acontecer daqui 15 dias.Toda avaliação dos participantes será acompanhada pela equipe do NEPS e do sargento do Corpo de Bombeiros, onde serão avaliados e, inclusive, inspecionando nos trabalhos de campo. Ao final do treinamento todos receberão certificado de conclusão.

SAMU