TURISMO EDUCATIVO
Projeto “Turismo Escola Prefs Ensina” leva alunos da rede municipal a vivenciar a história e cultura de Imperatriz
A primeira atividade contou com a participação de 23 estudantes da Escola Municipal Marcionila, da zona rural, em um city tour educativo pelos principais pontos turísticos da cidade
Publicado em: 15/09/2025 por Pollyana Galvão
Alunos da Escola Municipal Marcionila participaram do primeiro city tour do projeto Turismo Escola Prefs Ensina – Meu Lugar, Minha História!, conhecendo os principais pontos turísticos de Imperatriz. (Foto: Matheus Lima)
Com o objetivo de despertar o sentimento de pertencimento e valorizar a história e a cultura local, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com ação da Superintendência de Turismo, deu início nesta segunda-feira (15) ao projeto “Turismo Escola Prefs Ensina – Meu Lugar, Minha História!”. A primeira instituição a participar foi a Escola Municipal Marcionila, da zona rural, que levou 23 alunos do 3º ano para um city tour educativo.
O projeto tem como proposta aproximar os estudantes do universo turístico, despertando neles o sentimento de pertencimento e incentivando a valorização da cidade onde vivem. Por meio de um city tour educativo, as crianças conheceram de forma prática e divertida os principais atrativos históricos, culturais e naturais de Imperatriz.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Esmerahdson de Pinho, o projeto une educação e turismo de forma inovadora. “É mais uma ação da Sedec, desta vez através da Superintendência de Turismo. Hoje damos início a um programa que leva os alunos da rede pública municipal a conhecer pontos turísticos da nossa cidade, com a orientação de um guia profissional, mostrando informações relevantes e fortalecendo a identidade cultural de Imperatriz”.

O roteiro incluiu visitas à Igreja Santa Tereza D’Ávila, Beira Rio, Academia Imperatrizense de Letras, Centro de Artesanato, Prefeitura Municipal de Imperatriz, Panelódromo e Catedral Nossa Senhora de Fátima. Em cada parada, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a história dos locais, suas tradições e sua importância para a identidade da cidade.
A coordenadora da Escola Municipal Marcionila, Vera Lúcia, destacou a importância da ação para os estudantes da zona rural, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de vivência. “Eu estou achando lindo, porque é uma oportunidade incrível para eles. Muitas dessas crianças nunca tiveram a chance de conhecer esses lugares. Para nós, receber esse projeto em uma segunda-feira foi como um presente. Estou muito contente e pude ver a alegria no rosto de cada aluno”.
A emoção também ficou registrada na fala de Isaque Lavinos, aluno de 8 anos, que resumiu o sentimento da turma. “Estou amando conhecer a história da cidade. Estou visitando pontos turísticos que nunca tinha ido. Antes, eu só conhecia a Beira Rio”.
Próximas escolas
Ao todo, o município de Imperatriz possui 85 escolas de ensino fundamental, sendo 59 na zona urbana e 26 na zona rural. O projeto vai percorrer diversas unidades escolares, atendendo alunos de 6 a 14 anos, com roteiros adaptados à faixa etária.
As atividades estão sendo realizadas por meio de city tours conduzidos em ônibus escolares, coordenados pela Secretaria Municipal de Educação, sempre com acompanhamento de guias e professores. O objetivo é que cada criança, ao aprender mais sobre sua cidade, leve esse conhecimento para casa e se torne multiplicadora da valorização cultural e histórica de Imperatriz.
16/09 - 08h - Escola Municipal Marcionila (Zona Rural)
17/09 - 08h - Escola Municipal Adalberto Franklin (Zona Urbana)
18/09 - 08h Escola Municipal Adalberto Franklin (Zona Urbana)




