Notícias

FISCALIZAÇÃO PROCON

Procon de Imperatriz apreende mais de 100 kg de produtos vencidos em supermercados

Fiscalização identificou alimentos impróprios para consumo nas prateleiras; órgão alerta consumidores para verificarem sempre a data de validade

Publicado em: 20/08/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Procon de Imperatriz apreende mais de 100 kg de produtos vencidos em supermercados

Equipe do Procon Municipal de Imperatriz durante fiscalização em supermercados, já apreendeu 190 kg de produtos vencidos em 2025. (Foto: Matheus Lima)

O Procon Municipal de Imperatriz intensificou nesta semana as ações de fiscalização em supermercados da cidade. Durante inspeções realizadas nos dias 18 e 19 de agosto, foram encontrados diversos produtos alimentícios fora do prazo de validade expostos para venda. Ao todo, 107 quilos de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos. 

A prática representa grave desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), que neste ano completa 35 anos, além de colocar em risco a saúde da população. O consumo de alimentos vencidos pode causar intoxicações e outros problemas graves, bem como comprometer a ingestão adequada de nutrientes.

De acordo com o órgão, em 2025 já foram fiscalizados dez supermercados de Imperatriz, dos quais sete sofreram auto de infração. Como resultado, 190 quilos de produtos vencidos foram retirados das prateleiras neste ano.

A coordenadora do Procon Municipal, dra. Socorro Lima, reforçou a necessidade da atenção do consumidor: “É essencial que o consumidor verifique sempre a data de validade antes de comprar qualquer produto. Nossa missão é fiscalizar e coibir práticas que coloquem em risco a saúde e os direitos da população, mas o olhar atento de cada consumidor é também uma forma de prevenção”.

O órgão informou que continuará com fiscalizações rigorosas e que os estabelecimentos autuados estarão sujeitos a sanções previstas em lei, como multas e até a suspensão temporária das atividades. O Procon Municipal funciona no Imperial Shopping, das 8h às 18h, onde está disponível para denúncias e orientações.

 

Notícias