Notícias

MELHORIAS

Prefeitura reorganiza acesso de caminhões à área interna do lixão

A ação da SLP é realizada em parceria com a empresa Suzano e agilizará o descarte de resíduos sólidos

Publicado em: 10/01/2023 por Hemerson Pinto

Prefeitura reorganiza acesso de caminhões à área interna do lixão

Ação vai liberar espaços para facilitar a passagem dos veículos (Foto: Ivan Filho)

Enquanto a Prefeitura trabalha na construção do aterro sanitário, na região da Lagoa Verde, também desenvolve outra importante ação às margens da Estrada do Arroz, a reorganização do espaço onde funciona o lixão. O serviço é executado pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP) em parceria com a empresa Suzano, e tem como foco garantir melhor acesso à parte interna do lixão municipal.

O objetivo é reorganizar o fluxo no ambiente para agilizar o processo e evitar o descarte irregular de resíduos, o que evitar, até mesmo, que o lixo se espalhe pela via, seja pela ação do vento ou de animais. Esse trabalho também vai proporcionar segurança às equipes do serviço de coleta e de pessoas que trabalham na área do lixão, a exemplo de catadores.

Dados da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), informam que, mensalmente, são despejadas no lixão cerca de 11,5 toneladas de resíduos. Material que é posteriormente pesado e destinado a espaços específicos.

O superintendente Ítalo Ramos, lembra que “devido às fortes chuvas dos últimos meses, o acesso ficou parcialmente obstruído, o que gerou acúmulo de resíduos nas proximidades da estrada, mas, com a estiagem, será possível melhorar a via, normalizando o tráfego dos veículos, e preservando a margem da rodovia”.

O serviço será realizado com a intervenção feita por equipes que utilizarão caçambas e máquinas para executar a abertura e recuperação na área interna, “para que os caminhões voltem a circular sem dificuldade e otimizem o tempo gasto para cumprir as rotas de coleta”, destacou o analista de Relações Corporativas da Suzano, Leonardo Pinheiro. A empresa também foi representada pelo supervisor de Abastecimento de Madeira, Rogério Silva.

Aterro sanitário

A obra do aterro sanitário, à margem da BR-010, no povoado Lagoa Verde, segue com a execução de serviços de terraplenagem, compactação, limpeza e escavação das trincheiras. É o primeiro aterro sanitário público do Maranhão. O investimento é na ordem de R$ 10.713 milhões. A construção é em uma área de 76 hectares.

Notícias