CIDADE
Prefeitura realiza os últimos detalhes para a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Imperatriz
Com a participação do poder público e da sociedade civil organizada, o evento será realizado nesta quarta-feira (25), no auditório da Uemasul
Publicado em: 24/06/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

A conferência tem por objetivo a construção coletiva da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) por meio da mobilização e participação popular (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz juntamente com a sociedade civil organizada esteve reunida na última segunda-feira (23) debatendo os últimos detalhes para a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Imperatriz. Com o tema: “Construindo a política nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento será realizado no dia 25 de junho de 2025, a partir das 8h, no auditório da Uemasul.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e organizador do evento, J Ribamar, destaca a importância do evento para o crescimento do Município. “A conferência é um espaço democrático de debate onde o poder público, movimentos sociais, entidades profissionais e a população em geral se reúne para discutir os rumos do desenvolvimento urbano. Este encontro nos permite alinhar políticas públicas locais com as diretrizes nacionais e regionais de forma participativa e transparente”.
A conferência tem por objetivo a construção coletiva da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) por meio da mobilização e participação popular. Além do fortalecimento de pontes entre governos, sociedade civil, setor privado e instituições de ensino. Durante o evento, serão elaboradas propostas de acordo com os eixos temáticos debatidos para serem apresentadas na etapa estadual pelos delegados eleitos para representar a cidade de Imperatriz.
“A conferência tem um foco muito importante no sentido de pensar a cidade, não só a Imperatriz, mas outras cidades vizinhas também, no ponto de vista estrutural, no ponto de vista de saneamento e de desenvolvimento. Nós precisamos planejar o crescimento da nossa cidade, do nosso ambiente. Se a gente não fizer isso, não pensar racionalmente e pensar de forma coletiva, a gente não consegue progredir”, afirma o professor da Uemasul, Marcelo Silva.
6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC)
A Conferência Nacional das Cidades (CNC) coloca em perspectiva assuntos centrais da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e depende de uma participação social e política ativa para que o país possa fortalecer a sua democracia e construir cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. A 6ª edição da CNC será realizada em Brasília-DF, em agosto de 2025.
Confira a programação:
7h30 - Credenciamento / Café da manhã
8h às 9h30 - Abertura de boas-vindas / Apresentação Cultural / Fala das autoridades
9h30 às 11h30 - Palestra Magna / Debates
11h30 às 12h - Orientação dos grupos temáticos
12h30 às 13h - Almoço
13h às 16h - Grupos temáticos
16h às 16h30 - Coffe break
16h30 às 18h30 - Eleição das propostas e dos delegados
18h30 às 19h - Encerramento / Atração cultural