Notícias

PERÍODO CHUVOSO

Prefeitura intensifica ações emergenciais após fortes chuvas

As equipes estão atuando com o monitoramento das áreas, apoio às comunidades e ações diretas para minimizar os danos

Publicado em: 21/11/2025 por Matheus Cardoso Lima

Prefeitura intensifica ações emergenciais após fortes chuvas

Prefeitura realiza desobstrução no canal do Riacho do Meio (Foto: João Vitor Rodrigues)

Após as fortes chuvas que atingiram Imperatriz nos últimos dias, a Defesa Civil identificou mais de 30 pontos de alagamento em diferentes bairros da cidade. Para reduzir os danos e garantir segurança às famílias afetadas, uma força-tarefa foi iniciada pela Prefeitura de Imperatriz.

O secretário da SMSPI, Hílderson Alves, reitera o empenho das equipes municipais. “Desde o dia 19, as equipes estão em força-tarefa para reduzir os danos e garantir uma resposta rápida às famílias afetadas. O trabalho segue de forma contínua, com monitoramento das áreas críticas, apoio às comunidades e ações emergenciais para minimizar riscos e preservar vidas”. As frentes de serviço da Prefeitura incluem a desobstrução de canais e valas, a remoção de entulhos e lixo acumulado, a realização de vistorias em áreas de risco, visitas domiciliares às famílias atingidas e a implementação de medidas preventivas para evitar novos transtornos.

Durante a operação, uma situação crítica foi identificada no córrego Riacho do Meio, que passa ao lado do Colégio Militar Tiradentes. No local, o riacho estava represado devido a intervenções irregulares que bloquearam o fluxo natural da água. Esse represamento resultava em retorno de água para várias ruas da cidade, onde vão ser substituídos por bueiros para permitir o escoamento adequado. A ação vai envolver a liberação do canal, limpeza, remoção de lixo e recuperação do fluxo adequado do riacho, restabelecendo a vazão. A Prefeitura reforça que, além da atuação do poder público, a população tem papel importante na prevenção de novos alagamentos.

A Defesa Civil orienta que moradores comuniquem imediatamente qualquer risco de desabamento, bloqueio de drenagem ou situação de emergência, através dos contatos:

Defesa Civil: (99) 99152-0832 Corpo de Bombeiros: 193 ‎

Notícias