Notícias

MEDIDA

Prefeitura instala cabeamento aéreo de iluminação pública na Beira Rio

Formato dificulta o furto da fiação elétrica na maior área de lazer de Imperatriz

Publicado em: 01/09/2022 por Gil Carvalho

Prefeitura instala cabeamento aéreo de iluminação pública na Beira Rio

Técnicos trabalhando na instalação do novo formato de cabeamento na área da Beira Rio (Foto: Assessoria)

Para dificultar o furto de cabos de fios de cobre e alumínio do sistema de iluminação pública no circuito da Beira Rio, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) começou nessa quinta-feira, 01, a instalação de cabeamento aéreo e o reforço das caixas de passagens de concreto.

Inaldo Brito, coordenador técnico de Operações da Cosampa, empresa que presta serviços de manutenção de iluminação pública em Imperatriz, explica que os cabos subtraídos de forma criminosa causam prejuízos ao Município e a população que utiliza a Beira Rio, maior área de lazer pública da cidade.

“Esse problema tem sido verificado não apenas no setor da Beira Rio, mas já atendemos ocorrências na Avenida Luís de França Moreira, via de acesso à ponte Dom Afonso Felipe Gregory, e na travessia urbana da BR-010, em Imperatriz”, observou.

O superintendente de Iluminação Pública, Francisco Vaz, diz que o resultado desse crime são ruas, quadras e praças públicas às escuras, fato que contribui para insegurança da população, além de dificulta o fortalecimento do convívio social nas comunidades. Embora alguns suspeitos tenham sido identificados e conduzidos à delegacia de Polícia Civil, os casos de furtos de cabos de energia elétrica continuam ocorrendo na Beira Rio.

“Temos percebido que os furtos têm sido frequentes e, cada vez mais, ousados. Os criminosos chegam a utilizar cavadeiras articuladas e escavam mais de 30 centímetros para localizar a fiação subterrânea e, posteriormente, fazer a subtração de todo cabo de cobre que alimenta a rede de iluminação pública dos postes”, detalha.

COMO DENUNCIAR

Os casos de furto ou vandalismo podem ser denunciados pelo telefone (99) 99120-7328 da Guarda Municipal de Imperatriz (atendimento 24h) ou pelo 190 em qualquer horário.

Notícias