Notícias

INFRAESTRUTURA

Prefeitura de Imperatriz realiza desobstrução de mais de 300 bocas de lobo na cidade

Estão sendo instaladas telas de proteção nas bocas de lobo, voltadas à redução de obstruções no sistema de drenagem urbana

Publicado em: 09/02/2026 por Ana Maria Nascimento

Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura de Imperatriz realiza desobstrução de mais de 300 bocas de lobo na cidade

Os serviços de desobstrução de bocas de lobo começaram no fim de 2025 e continuam em execução nos bairros da cidade. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), realiza ações de desobstrução de bocas de lobo em diferentes bairros da cidade. Até o momento, mais de 300 estruturas já passaram por limpeza. Os serviços ocorrem há quase dois meses, com atuação simultânea de duas frentes de trabalho, envolvendo cerca de 16 servidores, o que resulta em uma média aproximada de 40 desobstruções por semana.

Além da limpeza, a Sinfra também está instalando telas de proteção nas bocas de lobo. As telas ajudam a segurar o lixo antes que ele entre na tubulação, facilitando a passagem da água e reduzindo o risco de entupimentos, alagamentos e enchentes.

O secretário da Sinfra, Vilmar Dantas, explicou que a iniciativa surgiu após a identificação de um problema recorrente relacionado ao entupimento dessas estruturas. “Muitas pessoas acabavam lacrando as bocas de lobo porque elas viviam entupidas. Isso acontecia porque não havia nenhuma proteção que impedisse a entrada da sujeira. A construção das telas passou a ser uma forma de preservar o sistema de drenagem”.

O prefeito Rildo Amaral destacou que o funcionamento adequado do sistema também depende da colaboração da população. “A mesma tela que nós fizemos ajudou a reter a sujeira e todo o lixo que a população, infelizmente, ainda joga nas ruas. Mas a população tem que ajudar e tirar para quando vier a próxima chuva, a água cair direitinho. É assim que continuamos trabalhando pela nossa Imperatriz, fazendo limpeza de bueiros, fazendo limpeza e construções de boca de lobo, limpando riachos com máquinas e também fazendo drenagem”.

Em um ano de gestão municipal, foram realizadas 18 obras de drenagem em diferentes regiões do município. 

O bairro Centro é um dos locais onde os serviços são mais recorrentes, por concentrar maior quantidade de bocas de lobo. Bairros como Jussara, Nova Imperatriz, Bacuri e Vila Lobão também possuem estruturas de drenagem e recebem serviços de desobstrução conforme a necessidade identificada pelas equipes técnicas.

Vilmar Dantas afirmou que já é possível observar mudanças em áreas onde os serviços foram executados. “No Centro, a quantidade de água que chega às áreas mais baixas durante as chuvas já diminuiu bastante. São volumes que, sem esse serviço, invadiriam casas e imóveis. Quando se observa a cidade no período de pico das chuvas, é possível perceber que o volume de água sobre o pavimento reduziu”.

A população pode informar a existência de bocas de lobo entupidas diretamente à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. A Sinfra está localizada na Rua Y, s/n, bairro Nova Imperatriz, próximo ao Fiqueninho. As demandas também podem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria Municipal, que funciona no prédio da Prefeitura de Imperatriz, na Rua Rui Barbosa, nº 201, Centro, ou pelo número (99) 98159-9184.

Notícias