Notícias

DECRETO

Prefeitura de Imperatriz decreta ponto facultativo na sexta-feira, após o feriado da Consciência Negra

Serviços essenciais continuam funcionando normalmente durante o ponto facultativo

Publicado em: 18/11/2025 por Nylla Maria Dias Pereira

Chefia de Gabinete

Prefeitura de Imperatriz decreta ponto facultativo na sexta-feira, após o feriado da Consciência Negra

O decreto dispõe sobre o feriado e ponto facultativo estabelecidos (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz publicou decreto estabelecendo ponto facultativo na sexta-feira, 21 de novembro, em razão do feriado nacional do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado na quinta-feira (20).

A data se tornou feriado nacional em 2023, mas ainda não era adotada por todos os estados. Após aprovação no Congresso e sanção presidencial, o feriado passou a valer em todo o país em 2024, quando estados, municípios e o Distrito Federal passaram a aderir oficialmente.

A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil e símbolo de resistência do povo negro. Zumbi lutou pela liberdade de pessoas escravizadas e foi morto em 20 de novembro de 1695. Décadas depois, sua história passou a ser reconhecida e ele se tornou um dos principais símbolos da luta contra o racismo e pela igualdade no país.

Serviços essenciais

A Prefeitura reitera que os serviços públicos essenciais vão continuar funcionando normalmente durante o ponto facultativo. Isso inclui a Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada que abrange as ações da Guarda Municipal de Imperatriz e a Superintendência de Trânsito e Transporte; Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Produção (Matadouro Municipal) e a Superintendência de Limpeza Pública.

Notícias