Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Violência doméstica é tema abordado em palestra educativa no CRAS Santa Rita

Objetivo principal é conscientizar a comunidade sobre a violência doméstica e divulgar canais de apoio disponíveis

Publicado em: 06/07/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Violência doméstica é tema abordado em palestra educativa no CRAS Santa Rita

Público participou de café da manhã e sorteio de brindes. (Foto: Maira Soares)

Na última quarta-feira (05), a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), da Prefeitura de Imperatriz, promoveu uma palestra educativa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), localizado no bairro Santa Rita. Com o tema “Botão do pânico virtual: a violência doméstica”, o evento teve como objetivo principal conscientizar a comunidade sobre a violência doméstica e divulgar canais de apoio disponíveis.

A palestra, ministrada pela advogada Cristiane Brito, abordou de forma ampla a temática da violência doméstica, buscando fornecer informações essenciais para identificar os sinais, consequências e impactos, bem como as medidas de proteção e os recursos disponíveis para as vítimas.

O Cras desempenha um papel fundamental no apoio e acolhimento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, e a inclusão do tema da violência doméstica na sua programação reforça a importância de abordar essa questão nos espaços de assistência social. O local, por ser um ponto de referência e apoio à comunidade, é um espaço estratégico para disseminar informações e promover a conscientização sobre a violência doméstica.

A secretária da Mulher, Terezinha Soares, destacou a importância da ação para a cidade, e enfatizou a importância de trabalhar os temas voltados para a violência doméstica no Centro de Referência de Assistência Social. Em sua fala, ela afirmou que, “ao abordar essa temática, estamos fortalecendo a rede de proteção e oferecendo suporte às vítimas, confiantes para a construção de uma sociedade mais segura e igualitária. A violência doméstica é um problema grave que atinge diversas famílias em nossa cidade. É fundamental que pessoas saibam que existem canais de apoio e acolhimento disponíveis”.

Como rede de apoio e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a Prefeitura possui a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). Ação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, evidencia o compromisso em combater a violência doméstica e promover a conscientização sobre o tema.

Denúncias 

Para as mulheres que necessitam de auxílio, o atendimento presencial do CRAM é realizado na rua Godofredo Viana, 484, Centro. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

Políticas públicas para a mulher