Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Valorização do Direito da Mulher é tema de roda de conversa

Ação foi realizada na Escola Maçônica Lauro Tupinambá, no Bairro São José do Egito

Publicado em: 29/06/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Valorização do Direito da Mulher é tema de roda de conversa

Reunião teve como público-alvo mães de alunos, professoras e funcionárias da instituição de ensino. (Foto: Maira Soares)

A Secretária de Políticas para Mulher (SMPM) segue com ações de prevenção e enfrentamento a violência contra mulher nas escolas. Ação realizada nessa terça-feira (28), na Escola Maçônica Lauro Tupinambá, no Bairro São José do Egito, abordou a rede municipal de enfrentamento a violência contra a mulher e enfatizou os tipos de violência, de acordo com a Lei Maria da Penha.

Sobre as palestras e rodas de conversa realizadas nas escolas, a secretária da Mulher, Eva Messias, enfatiza a educação como ferramenta na prevenção e combate à violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar. “Acreditamos que as escolas têm o papel no auxílio da desconstrução da violência de gênero, por isso a importância de trabalharmos temas voltados para essa abordagem. Para ser efetivada a denúncia é preciso primeiro reconhecer os tipos de violência, pois algumas mulheres nem ao menos entendem serem vítimas de violência de tão natural que aquele fato é para ela”.

Reunião teve como público-alvo mães de alunos, professoras e funcionárias da instituição de ensino.
Participantes durante as explicações sobre o tema. (Foto: Assessoria)

A secretária da SMPM destacou ainda a rede municipal de enfrentamento a violência contra a mulher conta com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto. O CRAM é um espaço destinado à prevenção e ao enfrentamento da violência, por ações especializadas oferecendo atendimento e acompanhamento psicológico e social realizado por equipe multidisciplinar. Casa abrigo Dra. Ruth Noleto é um local sigiloso e acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que estejam em risco imediato e funciona em tempo integral.

A palestrante da ação, pedagoga Jesiléia Silva, relatou que objetivo da ação é “que os envolvidos no processo de ensino aprendizagem possam ser multiplicadores de todo conhecimento, considerando que a escola é um ambiente ideal para compartilhar saberes. Momento foi destinado às mães de alunos, professoras e funcionárias da instituição de ensino. Na ocasião foram compartilhadas informações sobre os serviços de atendimento à mulher em Imperatriz e abordagem sobre os tipos de violência doméstica, de acordo com a Lei Maria da Penha”.

Denúncias

Para as mulheres que necessitam de auxílio, o atendimento presencial do CRAM está com nova sede localizada na Rua Godofredo Viana, 484, Centro. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

Políticas públicas para a mulher