Políticas públicas para a mulher

AÇÃO

Secretaria da Mulher realiza roda de conversa sobre o Setembro Amarelo

Campanha de valorização da vida reforça a importância do diálogo e combate ao suicídio

Publicado em: 17/09/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher realiza roda de conversa sobre o Setembro Amarelo

A roda de conversa é um espaço seguro para o diálogo e acolhimento profissional sem julgamentos. (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade às ações da campanha Setembro Amarelo, Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), realizou roda de conversa com a temática "Falar sobre suicídio é necessário". Objetivo é reforçar a importância do diálogo e a quebra de tabu sobre o tema, destacando a valorização da vida.

Ministrado pelas psicólogas Laryssa Araújo e Rosilene Pereira, evento foi realizado nesta quinta-feira, 16, no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), com público-alvo de mulheres em situação de violência assistidas pela instituição e da Casa Abrigo Drª Ruth Noleto.

A secretária da SMPM, Eva Messias, enfatiza que “a pandemia trouxe a necessidade de manter o distanciamento social, o que acirrou conflitos familiares, como tem acontecido nos lares das mulheres atendidas pelas redes de apoio da Prefeitura. A roda de conversa é um espaço seguro para o diálogo, um acolhimento profissional sem julgamentos, a respeito do que pensa o nosso público sobre o tema e orientações para quem precisa de ajuda”, ressalta.

Dados da Organização Panamericana de Saúde, OPAS, revelam que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo e a cada três segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida. Cerca de 1 milhão de casos de mortes por suicídio são registrados por ano no mundo, já no Brasil 13 mil por ano e os números podem ser maiores em decorrência de subnotificações.

Fatores e causas que levam uma pessoa a cometer suicídio são muito complexos, não há uma abordagem única que funcione para todos. O que se sabe é que existem fatores e eventos que podem tornar alguém mais suscetível ao suicídio e condições de saúde mental, como ansiedade e depressão, por isso a importância de trabalhar a temática durante o ano inteiro, como explica a psicóloga Laryssa Araújo.

Ações são realizadas pela Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM). 

“Precisamos trabalhar a valorização da vida e a saúde mental durante o ano inteiro, garantir os direitos básicos da população, termos postura de acolhimento e relembrar que existe uma rede de saúde mental com equipes multiprofissionais para acolher as pessoas. Estas são formas de prevenção que não se restringem apenas ao mês da campanha Setembro Amarelo”.

A roda de conversa foi um momento de sensibilização sobre o tema suicídio e sua prevenção, com enfoque na valorização da vida. Na oportunidade foram destacados aspectos para identificar quando uma pessoa emite sinais, quais são as fases e também os fatores que englobam o processo multidimensional do suicídio.

Para as mulheres em situação de violência, a Prefeitura de Imperatriz conta com uma rede de apoio: CRAM e Casa Abrigo Drª Ruth Noleto. Atendimentos presenciais na Rua Sousa Lima, 54, Centro, entre as Ruas Rui Barbosa e Urbano Santos, ou pelo WhatsApp: (99) 9193-1717 .

 

 

 

Políticas públicas para a mulher