Políticas públicas para a mulher

CONSCIENTIZAÇÃO

Secretaria da Mulher realiza palestra na Comunidade Terapêutica Renascer Feminino

Ação contou a presença de 40 mulheres e distribuição de folders informativos dos serviços prestados pela SMPM

Publicado em: 16/04/2024 por Viviane Reis

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher realiza palestra na Comunidade Terapêutica Renascer Feminino

Participaram do evento 40 mulheres, que puderam falar sobre suas histórias de vida e ouvir explanações sobre como se proteger da violência. (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM), promoveu, na manhã desta terça-feira (16), uma palestra com o tema “Identificando a Violência doméstica e familiar” na Comunidade Terapêutica Renascer Feminino. Participaram do evento 40 mulheres, que puderam falar sobre suas histórias de vida e ouvir explanações sobre como se proteger da violência.

O evento teve como objetivo principal educar e fortalecer mulheres que, infelizmente, já sofreram violência doméstica. A palestrante e psicóloga, Ana Clara Pereira, levantou várias discussões que ainda são tratadas como tabu na sociedade.

“Precisamos promover reflexões e processos de conscientização para que as mulheres possam fazer novas escolhas e reconstruir suas vidas. O silêncio precisa ser quebrado, pois favorece a violência e encoraja o agressor. Logo, se você se omite diante de um ato de violência, é tão criminoso quanto quem pratica o ato”, destacou.

Para a secretária de Políticas Públicas para Mulher, Fernanda Sousa, a maioria das mulheres vítimas de violência sofre calada, seja por vergonha, medo ou por não saber a quem pedir ajuda. Sendo assim, o trabalho da pasta se torna essencial para combater a violência de gênero e promover os direitos das mulheres. “Só vamos avançar na promoção dos direitos da mulher contra a violência doméstica quando todos, poder público e sociedade em geral, ver essa pauta enquanto essencial”, alertou, Fernanda.

A palestra contou com a distribuição de folders informativos dos serviços prestados pela SMPM e coffebreak. Cabe ressaltar, que essas discussões sobre a violência contra a mulher e suas diversas faces, são pautadas diariamente pela pasta, objetivando ações de prevenção e combate a todas as formas de violação dos direitos humanos das mulheres.

Denúncias

Em caso de violência, seja ela de quaisquer naturezas, a vítima deve denunciar imediatamente o seu agressor na Central de Atendimento à Mulher, através do 180, que presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) também oferece auxilio as vítimas de violência, pelo número de telefone o (99) 99193-1717, ou atendimento presencial, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O CRAM funciona na Casa da Mulher Maranhense, na Avenida São Sebastião, Vila Nova. 

Políticas públicas para a mulher