Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Projeto conscientiza estudantes sobre violência contra mulheres

Campanha incentiva o enfrentamento às agressões e a promoção da igualdade de gênero

Publicado em: 14/06/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Projeto conscientiza estudantes sobre violência contra mulheres

Adolescentes da Escola Municipal Morada do Sol durante palestra (Foto: Maira Soares)

Escola Municipal Morada do Sol é mais um palco do projeto “Escola Pelo Fim da Violência”, que nesta terça-feira (14) trabalhou a temática: Identificando os tipos de violência segundo a Lei Maria da Penha. Ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), incentiva o enfrentamento às diferentes formas de violência sofrida por mulheres, por meio do trabalho social e pedagógico de promoção pela igualdade de gênero.

A secretária da SMPM, Eva Messias, relata que a Prefeitura conta com uma rede de enfrentamento para mulheres em situação de violência. “Contamos com uma rede de apoio com serviços de assistência social, psicológicos e pedagógicos, que atendem no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e na Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto”.

O CRAM é um espaço destinado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, por ações especializadas e oferta de atendimento psicológico, pedagógico e social, que tem como foco a promoção da cidadania, localizado na Rua Sousa Lima, nº 54, Centro, entre Rui Barbosa e Urbano Santos.

Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717. A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte, em razão da violência doméstica, junto com seus filhos menores de 16 anos.

Encontros estimulam o interesse pela Lei Maria da Penha (Foto: Divulgação) 

A assistente social Maiza Thamy, informa que a iniciativa da ação “foi a de informar as alunas sobre os tipos de violência doméstica existentes na sociedade e como identificá-los para que se possa combatê-los. Tendo como objetivo direto estimular a curiosidade acerca da Lei Maria da Penha e de toda política voltada para as mulheres no município de Imperatriz”.

Trabalhar a prevenção da violência contra o público feminino é de extrema relevância, como explica a pedagoga Jesiléia Silva. “Pois a  partir de uma certa idade as meninas começam a se descobrirem como mulheres. A orientação sobre violência doméstica permite que cada adolescente possa diferenciar relacionamento saudável de um relacionamento abusivo”, conclui.

Políticas públicas para a mulher