AÇÃO
Prevenção da violência doméstica foi tema de palestra em escola municipal
Rede de enfrentamento da Prefeitura conta com o CRAM e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto
Publicado em: 30/05/2022 por Kalyne Cunha
Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM) promoveu palestra temática, “Violência Intrafamiliar: formas e consequências”, na última sexta-feira (27) na Escola São Francisco, na Vila Chico do Rádio. Evento destinado às mães dos alunos teve como objetivo a prevenção da violência doméstica, além de trabalhar o retorno das aulas durante a pandemia de Covid-19.
A secretária da SMPM, Eva Messias, divulgou a rede de enfrentamento da Prefeitura para mulheres em situação de violência. “Temos a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto que oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte e o Centro de Referência à Mulher (CRAM). Órgão é um espaço destinado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, por ações especializadas”.
O CRAM oferta atendimento psicológico, pedagógico e social com o propósito da promoção da cidadania. Espaço localizado na Rua Sousa Lima, nº 54, Centro, entre ruas Rui Barbosa e Urbano Santos. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.
Uma das palestrantes da ação, a enfermeira Maiane Costa, destacou a saúde da mulher e discorreu sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo uterino e os serviços ofertados pelo Instituto de Prevenção de Imperatriz - Hospital de Amor, que incluem exames gratuitos de mamografia e papanicolau.
Sobre a importância da ação, a assistente social Maiza Thamy, relatou que “a palestra teve o foco de diminuir os agravos da violência no seio familiar, orientando mães de alunos e seu impacto direto na vida dos filhos”. Em caso de violência doméstica ou qualquer ato que infrinja o direito da mulher, qualquer pessoa pode acionar os serviços especializados. Denúncias podem ser feitas pelo 180 e 190 da Polícia Militar.