Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Palestra encerra campanha Agosto Lilás com moradoras da Vila Vitória

Objetivo é a conscientização e prevenção da violência contra a mulher em diversos setores

Publicado em: 30/08/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Palestra encerra campanha Agosto Lilás com moradoras da Vila Vitória

Ação foi realizada no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Foto: Maira Soares)

Na terça-feira (29) a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), realizou palestra de encerramento do mês de atividades da campanha Agosto Lilás, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na Vila Vitória. Objetivo foi o de fortalecer a conscientização e fornecer informações essenciais para a prevenção e erradicação da violência contra a mulher, nos mais diferentes setores da sociedade.

A coordenadora do CRAM, Andersônia Macedo, explicou que as ações da campanha Agosto Lilás encerraram, mas a luta contra a violência das mulheres continua durante todo o ano. “A luta contra o abuso e a violência de gênero continuam com ações durante todo o ano, reforçando a necessidade de criar espaços seguros para todas as mulheres. A campanha representa um importante passo rumo à conscientização e erradicação da violência contra as mulheres, que no mês de agosto ganha ainda mais força”.

A advogada Cristiane Brito, que foi uma das palestrantes da ação, enfatizou pontos trabalhados nas palestras ao longo do mês. Uma das abordagens explanou os diversos tipos de violência vivenciados por mulheres, conforme a Lei Maria da Penha. A abordagem englobou ainda o entendimento do ciclo da violência e sua identificação.

A palestrante também enfatizou a necessária atuação dos canais de denúncia e da rede de proteção à mulher, incluindo o papel relevante desempenhado pelo CRAM e pela Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, pilares de apoio neste cenário.

Rede de enfrentamento da Prefeitura

CRAM

O CRAM, como espaço primordial de prevenção e combate à violência contra a mulher, proporciona um atendimento especializado, incluindo assistência psicológica, pedagógica e social. Nova sede está localizada na Avenida São Sebastião, Bairro Vila Nova, na Casa da Mulher Maranhense. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 98135- 3223.

Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto
A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, por sua vez, desempenha um papel crucial ao oferecer suporte confidencial e temporário para mulheres em risco iminente de violência doméstica, juntamente com seus filhos menores de 16 anos.

Políticas públicas para a mulher