Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Empoderamento feminino é destacado em palestra em alusão ao Dia da Mulher

Propósito da ação é o fortalecimento, por meio da participação social feminina e reconhecimento de seus direitos individuais e coletivos

Publicado em: 08/03/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Empoderamento feminino é destacado em palestra em alusão ao Dia da Mulher

Evento foi realizado na Creche Casa de Dom Bosco, Bacuri, com sorteio de brindes e teve como público-alvo mães de alunos. (Foto: Edmara Silva)

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), realizou palestra educativa com o tema, “Empoderamento feminino: você sabe o que é e qual a sua importância?”. Momento realizado na Creche Casa de Dom Bosco, Bacuri, teve como público-alvo mães de alunos, cujo propósito é o fortalecimento, por meio da participação social feminina e reconhecimento de seus direitos individuais e coletivos.

A palestra iniciou com apresentação dos serviços ofertados pela secretaria da Mulher que conta com a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto e o Centro de Referência à Mulher (CRAM). O CRAM é um espaço destinado à prevenção e ao enfrentamento a violência contra a mulher, por ações especializadas e oferta de atendimento psicológico, pedagógico e social, que tem como foco a promoção da cidadania, localizado na Rua Godofredo Viana, 484, Centro. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte, em razão da violência doméstica, junto com seus filhos menores de 16 anos. A diretora da creche, Maria Conceição, pontua que a data faz parte do calendário de atividades da instituição. Para ela, “sempre foi primordial relembrar essa data, 8 de março, então sempre tivemos em vista resgatar o empoderamento feminino, para que essa mulher se sinta mais fortalecida e fazemos desse momento, como um ato de reflexão”.  

Na ocasião a secretária da Mulher (SMPM), Teresinha Soares, parabenizou todas as mulheres, que por suas lutas e vivências comemoram no mundo todo, o Dia Internacional da Mulher. “Tenho orgulho e terei ainda mais em sermos mulheres virtuosas. Hoje é a data escolhida para comemorarmos o nosso dia. Desejo toda a felicidade do mundo e que Deus continue nos abençoando e trazendo toda sorte de bênçãos”.  Teresinha acrescenta que o proposito principal do empoderamento feminino é “o tratamento igualitário entre os gêneros, por meio da participação social feminina e reconhecimento de seus direitos”.

Maria Francisca, do lar, mãe de duas filhas, explica que pelo grupo de rede social da creche, recebeu comunicado da ação e acredita que os compartilhamentos de experiências são fundamentais para o empoderamento feminino. Para ela “o momento de hoje é muito importante, o de comunicação entre as mães. Tenho duas filhas, uma de 2 anos que adotei e a outra com 31 anos, com síndrome de Down e não é fácil, pois a vida toda, fui sozinha. Temos que lutar, ter Deus em tudo! Cada pessoa tem uma história, uma vida, e é importante passarmos um pouco disso para outras mulheres”, relata.

Eudilene Araújo, do lar, mãe de um casal de filhos, discorre sobre o que aprendeu na palestra e como ajudar outras mulheres a se empoderarem. Para ela a “palestra foi sensacional, aprendi que a mulher tem que ser poderosamente mulher. Para cuidar dos filhos, marido e casa tem que ser uma mulher batalhadora, guerreira, que não tenha medo de seguir, por mais que seja difícil, mas ter sempre que seguir. Se você sabe que é empoderada, tem que repassar isso para outras mulheres, que estão com sua autoestima abalada”.

A palestrante da ação, a enfermeira Gleciane Madeira, fez um panorama cultural do que é ser mulher ao longo da história e enfatizo que as palestras envolvendo essa temática desempenham um importante papel, o de fortalecimento. “A mulher vem de uma trajetória de discriminação, direitos tolhidos, de uma sociedade patriarcal, machista e que precisamos diariamente falar desse empoderamento. Precisamos fazer os nossos momentos traumáticos em aprendizado! A mulher do século XXI sabe o quer, firme no seu propósito, confiante no trabalho. Sabe que é forte, que pode ir além, e estar em vários espaços da sociedade e com seus direitos garantidos”.

Políticas públicas para a mulher