Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Campanha Agosto Lilás é levada ao Conjunto Habitacional Itamar Guará

Objetivo é disseminar orientações que visem prevenir e combater o aumento da violência contra mulher

Publicado em: 16/08/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Campanha Agosto Lilás é levada ao Conjunto Habitacional Itamar Guará

Dentre os objetivos da ação realizadas em bairros distantes do Centro, está a de garantir o alcance em todas as partes da sociedade, independentemente de sua localização geográfica. (Foto: Maira Soares)

No intuito de fortalecer a conscientização e fornecer informações para a prevenção e erradicação da violência contra a mulher, a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), realizou nesta quarta-feira (16), no Conjunto Habitacional Itamar Guará, palestra educativa em alusão a Campanha Agosto Lilás.

A palestrante da ação, a advogada Cristiane Brito, enfatizou os tipos de violência vivenciado por mulheres, conforme os preceitos da Lei Maria da Penha. A abordagem abrange ainda o entendimento do ciclo da violência, sua identificação e importância vital do enfrentamento deste grave problema. A palestrante também enfatizou o atendimento dos canais de denúncia e da rede de proteção à mulher, incluindo o relevante papel desempenhado pelo CRAM e pela Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, pilares de apoio neste cenário.

O CRAM, como espaço primordial de prevenção e combate à violência contra a mulher, proporciona um atendimento especializado, incluindo assistência psicológica, pedagógica e social. Nova sede está localizada na Avenida São Sebastião, Bairro Vila Nova, na Casa da Mulher Maranhense. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 98135- 3223. A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, por sua vez, desempenha um papel crucial ao oferecer suporte confidencial e temporário para mulheres em risco iminente de violência doméstica, juntamente com seus filhos menores de 16 anos.

O evento não somente dissemina informações essenciais, mas também promove uma conscientização profunda sobre a violência contra a mulher, como explica a coordenadora do Cram, Andersonia Macedo. “Ao levar a campanha a esta região, a Secretaria de Políticas para Mulher demonstra um compromisso contundente em alcançar todas as partes da sociedade, independentemente de sua localização geográfica. Essa abordagem inclusiva garante que as vozes das mulheres ecoem mesmo nos lugares mais distantes, enfatizando que o direito à segurança e à autonomia é universal e inegociável”.

Políticas públicas para a mulher