Políticas públicas para a mulher

SMPM

Ação divulga órgãos de apoio no atendimento à Mulher em situação de violência

Objetivo é orientar as mulheres sobre seus direitos

Publicado em: 07/04/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Ação divulga órgãos de apoio no atendimento à Mulher em situação de violência

Além da panfletagem de material gráfico, foram ofertados serviços na área da saúde como aferição de pressão e teste rápido de glicemia. (Foto: Maira Soares)

Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM) realizou panfletagem sobre orientações do direito da mulher. Ação realizada nesta quarta-feira (06), na Praça de Fátima, Centro, contou com serviços ofertados na área da saúde, como aferição de pressão, teste rápido de glicemia e doação de kits de preservativos.

A secretária da SMPM, Eva Messias, discorreu sobre a ação que teve o objetivo de orientar, principalmente, mulheres em situação de violência. “É importante que as mulheres conheçam os seus direitos, para que possam reivindicá-los. Na ocasião, divulgamos a rede de proteção da Prefeitura e serviços voltados para mulheres em situação de violência. A secretária conta com a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) ”.

O Cram é um espaço destinado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, por ações especializadas e oferta de atendimento psicológico, pedagógico e social que tem como foco a promoção da cidadania. A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte, em razão da violência doméstica, juntamente com seus filhos menores de 16 anos. A Casa proporciona ambiente acolhedor e seguro à mulher em situação de violência, lhes assegurando bem-estar físico, psicológico e social favorecendo possibilidades reais de enfrentamento da situação, na perspectiva da reconstrução da vida e dos seus filhos.

No material gráfico distribuído para a população, há os telefones dos principais órgãos de apoio no atendimento à Mulher em situação de violência e seus respectivos endereços, como a Secretaria de Políticas para Mulher, CRAM, Delegacia Especializada da Mulher (DEM), Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Promotoria Especializada da Mulher, Defensoria Pública Estadual, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Política de Atenção Integral da Saúde da Mulher (PAISM), Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) e o Instituto Médico Legal (IML).

Atendimento presencial do CRAM: Rua Sousa Lima, nº 54, Centro, entre Rui Barbosa e Urbano Santos. WhstasApp: (99) 99193-1717.

Políticas públicas para a mulher