Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Acadêmicos de enfermagem recebem palestra sobre violência contra mulheres

Ação da Prefeitura tem objetivo de proporcionar visibilidade social da temática, por meio de estratégias que fortaleçam a integração ensino e serviço

Publicado em: 18/04/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Acadêmicos de enfermagem recebem palestra sobre violência contra mulheres

Evento foi realizado segunda-feira (17), na Faculdade Anhanguera, Centro. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulher (SMPM) inicia agenda da semana com palestra informativa na Faculdade Anhanguera, Centro, para acadêmicos do curso de enfermagem. Ação realizada nesta segunda-feira (17), trabalhou a temática “Epidemia invisível: o papel do SUS no combate à violência contra as mulheres”. Objetivo é proporcionar a visibilidade social da temática, por meio de estratégias que fortaleçam a integração ensino e serviço, que desenvolva criticamente as habilidades e competência do futuro profissional.

A secretária da Mulher, Terezinha Soares, ressaltou a importância da palestra para formação acadêmica dos alunos da instituição. “A violência contra a mulher é uma das principais condutas de violação dos seus direitos, considerada um problema de saúde pública devido aos inúmeros agravos a saúde e riscos de feminicídio. A abordagem da temática é importante para esses futuros profissionais, que muitas vezes são os primeiros a terem o contato com essa mulher”. 

Sobre a palestra, o professor e diretor da Upa São José, Vitor Pachelle, relata que o intuito é o de “aproximar os futuros profissionais dos serviços que estão contribuindo para o combate da violência contra à mulher e orientá-los sobre a existência de uma rede de apoio muito grande, que acolhe e orientar essas mulheres”.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Denise Vilarins, que pontuou os tipos de violência e como as identificá-la. Momento contou com a participação dos alunos do 8º período do curso. Na ocasião foram divulgados canais e serviços de atendimento à mulher, como Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto.

O Cram é um espaço destinado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, por ações especializadas e oferta de atendimento psicológico, pedagógico e social, que tem como foco a promoção da cidadania. A Casa Abrigo oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte, em razão da violência doméstica, juntamente com seus filhos menores de 16 anos.

Serviços

Atendimento presencial do CRAM: Rua Godofredo Viana, n.º 484, Centro. WhstasApp: (99) 99193-1717 e (99) 99126 4638.

Políticas públicas para a mulher