Políticas públicas para a mulher

SMPM

Março encerra com a promoção da visibilidade da violência contra mulheres na pandemia

Ação foi realizada nesta quinta-feira, 31, na UBS Vila Nova

Publicado em: 31/03/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Março encerra com a promoção da visibilidade da violência contra mulheres na pandemia

Serviços ofertados pela secretaria contam com a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto e o Centro de Referência à Mulher (CRAM). (Foto: Maira Soares)

Durante o mês de março, a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM) têm realizado palestras e rodas de conversa em alusão ao mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, com objetivo de promover a ruptura de situações de violência. Ação foi realizada nesta quinta-feira (31), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova e teve como tema, “A invisibilidade da violência contra a mulher no período pandêmico”. 

Secretária da SMPM, Eva Messias, divulgou os serviços e ressaltou a importância deles para a população. “Os serviços ofertados pela nossa secretária contam com a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, para mulheres em situação de violência que necessitam de abrigo e o Centro de Referência à Mulher (CRAM). Nosso trabalho está voltado, também, a orientação sobre o direito das mulheres promovendo a possibilidade da ruptura de violência”.


Uma das palestrantes da ação, a assistente social Mayza Thamy, fez uma orientação dos mecanismos de defesa que dispõe a rede de enfrentamento da mulher no período de pandemia. “A pandemia trouxe grandes impactos negativos na vida de mulheres vítimas de violência. O isolamento social trouxe consigo uma contribuição para o aumento dos conflitos familiares, pelo fato das mulheres permanecerem em um processo de convivência prolongada com seus agressores. Diante das consequências houve a necessidade de orientar a comunidade dos mecanismos de defesa que a Prefeitura possui e divulgar os serviços utilizados para combater e prevenir os casos de violência doméstica contra a mulher”.

A importância dos exames de prevenção da mulher como a coleta de PCCU foi outro ponto relevante destacado pela enfermeira Priscila Aparecida. “A palestra foi de esclarecimento sobre a saúde da mulher e a importância de fazerem anualmente as coletas de PCCU, os caminhos para realização do exame, como é feito e o período de realização, como prevenção nas Unidades Básicas de Saúde”. 

Programação encerrou o mês de atividades ao mês de março, mas Secretaria segue com ações voltadas às mulheres em situação de violência durante todo o ano. Para as mulheres que necessitam de auxílio, o atendimento presencial do CRAM fica localizado na Rua Sousa Lima, nº 54, Centro, entre Rui Barbosa e Urbano Santos. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

Políticas públicas para a mulher