Oportunidade

MERCADO DE TRABALHO

Certificados do programa Emprega Imperatriz foram entregues nesta sexta-feira, 19

Cerca de 1.500 pessoas foram atendidas nas ações

Publicado em: 19/07/2019 por Assessoria de Comunicação

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Certificados do programa Emprega Imperatriz foram entregues nesta sexta-feira, 19

De acordo com o Sine Municipal, 500 delas foram encaminhadas para entrevistas de emprego (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Na manhã desta sexta-feira, 19, foram entregues os certificados dos mais diversos cursos ofertados durante o programa Emprega Imperatriz. As ações oferecidas aos trabalhadores ocorreram durante os dias 11 e 12 de julho, durante as comemorações alusivas dos 167 anos do município. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, e pelo Sistema Nacional de Empregos Municipal de Imperatriz, Sine, em parceria com empresas da iniciativa privada e o Centro Brasileiro de Cursos, Cebrac.

Nesses dois dias de atividades voltados ao mercado de trabalho, foram atendidas em torno de 1.500 pessoas. De acordo com o Sine Municipal, 500 delas foram encaminhadas para entrevistas de emprego. O trabalhador autônomo Samuel Silva foi um dos participantes do projeto e recebeu seu certificado nesta manhã. Para ele, o aprendizado adquirido se tornou um diferencial que se destaca no mercado. “É preciso buscar sempre se atualizar e estar adequado as demandas, então espero encontrar uma vaga logo”, afirma o trabalhador.

Além dos minicursos voltados às áreas de atendimento, empregabilidade, competências do profissional, montagem de currículo e orientação sobre entrevista de emprego, houve o sorteio de cursos profissionalizantes do Cebrac. A jovem aprendiz, Karen Bezerra, foi sorteada e ganhou uma bolsa integral no curso de assistente administrativo do Centro. Com essa oportunidade de capacitação, a jovem espera conseguir uma vaga no mercado. “Creio que seja uma área que hoje em dia as empresas procuram muito, mas também sempre tive vontade de fazer esse curso”, explica.   

As expectativas na primeira edição do Emprega Imperatriz foram superadas. Mas as ações do evento não terminaram por aqui, o Sine Municipal continuará acompanhando as pessoas que se cadastraram no programa. “Nosso trabalho continua, nós temos a obrigação, junto a Prefeitura, de dar atenção para aqueles que confiaram no evento e depositaram suas esperanças no projeto”, destaca a diretora do Sine, Camila Gomes.

Ainda segundo a diretora, o Sine está em busca de firmar mais parcerias com outras empresas, para disponibilizar novos postos de emprego. Diante do sucesso dessa edição, há a previsão de uma segunda no início do ano que vem.

De acordo com o secretário da Sedec, Josivaldo Santos Melo, o programa Emprega Imperatriz foi idealizado para garantir vagas de emprego, capacitação profissional e geração de renda. "A Sedec realizou a primeira edição e nossas expectativas foram superadas, conseguimos intermediar diálogo entre os participantes com as empresas, e com isso, garantimos a parceria com empresários dos mais diversos ramos", afirmou.

Ainda segundo o secretário, o programa demonstra o compromisso da Prefeitura em assumir a responsabilidade na execução de políticas de capacitação profissional e geração de renda, além de incentivar e afinar o diálogo entre a população e o segmento empresarial, esse programa sela a parceria entre a iniciativa pública e a iniciativa privada”, disse.

(Texto de Ariel Rocha)

Oportunidade