FISCALIZAÇÃO
Operação de feriado flagra motoristas alcoolizados: 17 recusam bafômetro e 3 são levados à delegacia
Fiscalização integrada teve foco na prevenção de acidentes e na conscientização dos motoristas sobre os riscos da embriaguez ao volante
Publicado em: 24/11/2025 por Johann Breno

Operação da SUTRAN abordou veículos em vários pontos da cidade, com foco na prevenção de acidentes e orientação aos condutores. (Foto: Assessoria)
Durante a operação especial do feriado prolongado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SUTRAN) reforçou as fiscalizações de alcoolemia para aumentar a segurança nas vias, preservar vidas e garantir o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A ação integrou a operação coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada, realizada entre os dias 20 e 23 de novembro, em parceria com a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI).
Como resultado das abordagens, foram registradas 17 recusas ao teste do etilômetro (bafômetro) por parte dos condutores. A recusa, mesmo sem comprovação do teor alcoólico, é considerada infração gravíssima, conforme previsto no Art. 165-A do CTB, e acarreta multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo.
Além das recusas, três condutores foram conduzidos à delegacia após realizarem o teste do etilômetro e apresentarem teor alcoólico acima do permitido. Um dos casos registrou 1,02 mg/L de álcool por litro de ar alveolar, caracterizando crime de trânsito, conforme o Código de enquadramento 5169-1, descrito como "Dirigir sob a influência de álcool". O equipamento utilizado estava devidamente aferido pelo Inmetro e o veículo foi removido ao pátio da SUTRAN.

O superintendente de Trânsito e Transporte, Sgt. Eliude Sales, destaca que ações como essa têm como principal objetivo conscientizar os condutores sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. “Nosso trabalho é para salvar vidas. O trânsito seguro é responsabilidade de todos. Se for dirigir, não beba. E se beber, não dirija. A fiscalização é firme e continuará”, afirmou o superintendente.
As ações da SUTRAN seguem integradas com os demais órgãos de segurança pública e continuarão sendo intensificadas, principalmente em feriados e datas festivas, períodos em que há maior fluxo de veículos e aumento no consumo de bebidas alcoólicas.


