Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura orienta sobre riscos de queimadas

Ações envolvem palestras e distribuições de panfletos educativos

Publicado em: 02/09/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura orienta sobre riscos de queimadas

Soldados e crianças do PROFESP durante palestra da Semmarh no 50 BIS (Foto: Léo Costa)

Preocupada com as queimadas, principalmente neste período do ano, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, tem intensificado o trabalho de conscientização da comunidade sobre queimadas na zona urbana e zona rural do município.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, as ações acontecem em pontos diversos da cidade com palestras e distribuições de panfletos educativos sobre o perigo das queimadas que acabam contribuindo no agravamento do aquecimento global, empobrecimento do solo, mortandade de animais, problemas respiratórios, danos na rede elétrica, incêndios em residências, acidente de trânsito e prejuízos à saúde humana.

“A proposta do governo municipal é conscientizar as pessoas da importância de cada uma nesse processo de prevenção. É importante trabalharmos de forma preventiva e orientada. Queimadas reduzem a biodiversidade, ocasionam poluição atmosférica, desequilíbrios ambientais. Mas, além da natureza, uma das principais prejudicadas com as queimadas urbanas ou rurais é a própria população que tem sua saúde comprometida”, enfatizou Rosa Arruda.

A diretora do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas e Paisagens da Semmarh, Bárbara Soares, informa que o período de estiagem gera grande preocupação. Ela alerta que queimada não limpa, é crime ambiental e gera multa. “Esta estação preocupa o poder público municipal e autoridades ambientais por conta do número de focos de incêndio. É importante alertar a comunidade que o fogo pode fugir do controle, mas quem queima não pode fugir da responsabilidade. Por isso, a relevância da campanha com o envolvimento da sociedade para uma ação efetiva contra essa prática de queimadas que afeta a todos”, alertou Bárbara Soares.

Na semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente ministrou palestra sobre problemas ocasionados pelas queimadas para soldados do exército e crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Ação foi realizado no 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 BIS), Avenida Bernardo Sayão, Nova Imperatriz.

O PROFESP é uma variação do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.  Em imperatriz, o projeto é executado pelo 50º BIS, em conjunto com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pelas inscrições, seleção, transporte e manutenção de um educador esportivo.

Meio Ambiente