Meio Ambiente

AÇÃO EDUCATIVA

Feirantes e ambulantes recebem orientações de educação ambiental e sacos flexíveis para armazenagem de resíduos

Ações estão sendo coordenadas pelo Departamento de Educação da Semmarh

Publicado em: 12/05/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Feirantes e ambulantes recebem orientações de educação ambiental e sacos flexíveis para armazenagem de resíduos

Feirantes são orientados sobre a importância do descarte correto dos resíduos (Foto: Maira Soares)

Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh desenvolve ações de educação ambiental onde o público alvo são feirantes e vendedores ambulantes que atuam em pontos diversos da cidade. Iniciativa é de responsabilidade do Departamento de Educação Ambiental. 

“Objetivo é difundir entre os feirantes e ambulantes a cultura de respeito e cuidado com o meio em que vivem, para que se tornem colaboradores e multiplicadores das informações recebidas. Eles estão sendo orientados sobre atitudes e ações ambientalmente corretas no seu local de trabalho”, informou Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, além de orientações educativas a Secretaria de Meio Ambiente está realizando a distribuição de sacos flexíveis, big bags, com capacidade de uma tonelada cada.

“Estamos percorrendo os espaços onde ficam feirantes e ambulantes, principalmente os que atuam nas feiras livres da cidade, transmitindo a mensagem de que o lixo descartado de forma irregular causa grandes problemas não só para o meio ambiente, mas também, para a saúde deles. Na oportunidade é firmado um termo, onde eles se comprometem pela manutenção da limpeza do local em que trabalham. Além disso, estamos fazendo a entrega de big bags, sacos utilizados para o transporte e armazenagem de resíduos”, disse Bárbara Brenda.

Dados de dezembro de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, apontam que o número de ambulantes e informais cresceu durante a pandemia, são 27.9 milhões atualmente em todo o país.

No Maranhão, segundo o IBGE, a taxa de desocupação, de maio a junho do ano passado, foi de 14,3%, o que equivale a 372 mil pessoas. O estudo diz ainda que o Maranhão ocupa a sétima posição entre os estados com maior número de pessoas que atuam na informalidade.

Meio Ambiente