Meio Ambiente

ÍNDICES

Coleta seletiva já totaliza mais de 346 toneladas de recicláveis em 2019

Papelão, ferro e plásticos em geral alcançam quase 308 toneladas do total

Publicado em: 17/10/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta seletiva já totaliza mais de 346 toneladas de recicláveis em 2019

Índices de materiais coletados superam as cerca 263 toneladas de 2018 (Foto: Arquivo)

Conforme dados da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, de janeiro a setembro deste ano 346.866 toneladas de resíduos recicláveis já foram coletadas, através do projeto de coleta seletiva. “Os números nos apontam o avanço da implementação da coleta seletiva em Imperatriz, e nos oferecem subsídios para aprimorar o trabalho de educação ambiental. Para que as políticas públicas aconteçam de forma eficiente, a participação da população na destinação adequada dos materiais é essencial”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Sant´Ana, os índices de materiais recicláveis coletados nos nove meses deste ano superam os números de 2018, que chegaram a quase 263 toneladas, com destaque para papelão, 235.324, ferro, 36.805, e plásticos em geral, 35.263. “Essa evolução é graças ao trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido pelo poder público municipal em conjunto com parceiros e a comunidade em geral. Um dos objetivos é continuar com ações de mobilização para que possamos colher os frutos destas ações sustentáveis no futuro, visto que se sabe que a educação ambiental é uma tarefa contínua e permanente onde seus resultados são atingidos a longo prazo”, disse.

A coleta dos recicláveis é realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, SLP, através da empresa Sellix Ambiental, responsável pela logística. O material coletado é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando cerca de 200 famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

O projeto trata-se de um sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, metais e orgânicos. A cidade oferece doze Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, que recolhem resíduos que ainda podem ser reutilizados. As atividades contam também com a participação de 74 parceiros, dentre os quais, empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. Para manter contato com a equipe da Coleta Seletiva, os interessados podem ligar no Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa Sellix Ambiental, (99) 99191-9180.

Meio Ambiente