Notícias

EDUCAÇÃO

Mais de 6 mil alunos da rede municipal participam das provas do Saeb

A rede municipal de ensino reforçou a preparação dos estudantes para o Saeb com aulas extras aos sábados em Português e Matemática pelo projeto “Aprendizagem em Foco, IDEB em Ação”

Publicado em: 24/10/2025 por Nayane Brito

Mais de 6 mil alunos da rede municipal participam das provas do Saeb

Em preparação para o Saeb, alunos do 9º ano da Escola Municipal São Francisco do Canindé participaram de um simulado. (Foto: Assessoria)

Mais de 6 mil estudantes da rede municipal de ensino de Imperatriz participam, entre os dias 20 e 30 de outubro, das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Saeb é um conjunto de avaliações que mede a qualidade da educação básica pública e privada em todo o país. Em Imperatriz, 80 escolas municipais integram o processo, com 96 turmas do 9º ano e 126 turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.

Como forma de preparação para o Saeb, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) desenvolveu o projeto “Aprendizagem em Foco, IDEB em Ação”, que ofertou aulas de reforço aos sábados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa teve como objetivo promover intervenções pedagógicas em escolas com defasagens de aprendizagem e envolver os estudantes em simulados avaliativos. Realizado entre 2 de agosto e 18 de outubro, o projeto contou com 11 sábados de atividades e incluiu a entrega de kits pedagógicos, com régua, lápis, caneta, pincel, apagador e corretivo, distribuídos aos professores pela equipe de assessoria pedagógica da SEMED.

Segundo a secretária adjunta de Ensino, Rai Sá, a rede municipal se dedicou intensamente à preparação dos estudantes para o Saeb. “A Secretária de Educação, em parceria com as escolas, desenvolveu um conjunto de ações estratégicas para aprimorar a aprendizagem dos alunos do 5º e 9º ano. Realizamos aulas extras aos sábados, com materiais elaborados pela equipe da SEMED e com o material didático complementar adotado em parceria com a Editora Solis, todos alinhados aos descritores da avaliação. Durante esse período, a equipe da SEMED esteve presente nas escolas, acompanhando de perto as atividades, inclusive com a presença da secretária Genilza Sipião. Os simulados aplicados também contribuíram para preparar os alunos para a experiência real da prova”, destacou.

A gestora da Escola Municipal João Batista de Paiva, Roselia Costa dos Santos, reforçou a importância da avaliação. “O Saeb é fundamental tanto para os alunos quanto para a escola. Por meio dele, obtemos um diagnóstico da qualidade da educação oferecida e conseguimos identificar as necessidades específicas em Língua Portuguesa e Matemática. Com os resultados, podemos replanejar as intervenções pedagógicas e buscar melhorias nas habilidades em que os alunos apresentam menor desempenho. Na escola, intensificamos as aulas durante a semana com foco nesses descritores”, explicou.

O aluno do 9º ano da Escola Municipal João Batista de Paiva, Cielzi Felipe Siqueira Santos, contou como se preparou para o Saeb: “A preparação foi intensa. Revisamos os conteúdos trabalhados em sala, assistimos a videoaulas e estudamos bastante para as provas do Saeb”, relatou.

Notícias