Notícias

AGRICULTURA FAMILIAR

Inscrições abertas para a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Imperatriz

Evento acontece no dia 25 de setembro, na UAB, e marca também a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural após 11 anos de inatividade

Publicado em: 17/09/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Inscrições abertas para a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Imperatriz

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é reativado após mais de uma década e reforça a participação social no campo. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Produção (Seaap), com ações da Superintendência de Agricultura e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), convida a população para participar da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (1ª CMDRSS). O evento será realizado no próximo dia 25 de setembro de 2025, das 12h às 19h, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência será um espaço democrático de diálogo, troca de experiências e construção de propostas que irão fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento rural em Imperatriz. O encontro integra a etapa municipal preparatória para a 3ª Conferência Estadual, que acontecerá em outubro, em São Luís.

O superintendente de Agricultura e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jhonson Alves, reforça o convite para a participação popular na conferência. “A 1ª Conferência Municipal é um momento histórico para Imperatriz, porque fortalece a agricultura familiar, valoriza os agricultores e abre espaço para a construção coletiva de políticas públicas. A cidade tem produtores e pessoas que sobrevivem da agricultura familiar, com produtos saudáveis e sustentáveis. Queremos ouvir cada voz, cada experiência, para que juntos possamos planejar o futuro do desenvolvimento rural de nossa cidade”.

Os participantes serão divididos em grupos temáticos, abordando questões centrais como: papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas; transformação agroecológica dos sistemas alimentares; reforma agrária e acesso à terra, à água e ao território; direitos sociais, cidadania e bem viver no campo e participação popular e governança das políticas públicas.

Além disso, os eixos transversais trarão reflexões sobre a autonomia das mulheres rurais, a emancipação das juventudes e sucessão rural, bem como o etnodesenvolvimento dos povos e comunidades tradicionais.

Reativação do Conselho

A conferência também marca um momento histórico para o município: a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que estava inativo há mais de uma década. Instituído pela Lei Ordinária nº 1.404/2011 e atualizado pela Lei nº 2.086/2025, o conselho volta a funcionar como um espaço paritário de participação social.

Na reunião de reativação, realizada na última terça-feira (16), na Casa dos Conselhos, foram eleitos: presidente: Jhonson Alves (Superintendente de Agricultura); vice-presidente: Mariano Dias (Obras Sociais da Diocese de Imperatriz – OSDI) e secretária executiva: Iracelia Dias (Casa Familiar Rural de Coquelândia).

O CMDRS será composto por oito entidades representativas, entre poder público e sociedade civil, e terá papel fundamental na formulação e acompanhamento de políticas públicas para o desenvolvimento rural.

Inscrição 

Durante a conferência, serão eleitos 12 delegados e 12 suplentes que representarão Imperatriz na etapa estadual. As inscrições para participar já estão abertas e podem ser feitas pelos links abaixo:

Inscrição de participantes: https://www.even3.com.br/1-conferencia-de-desenvolvimento-rural-sustentavel-e-solidario-625707/ 

Inscrição de delegados: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSUYQAMIHZViFHpbpXjzm8IaDb4oC2DO4MCu_bdo525jdMxQ/viewform?usp=header

Programação

12h: Momento cultural e credenciamento

13h: Mesa de abertura

14h: Leitura e aprovação do regimento interno

14h30: Palestra Magna

15h: Orientações para os grupos de trabalho

15h15: Debates em grupos temáticos e transversais

16h: Apresentação e aprovação das propostas

17h30: Eleição dos delegados para a 3ª Conferência Estadual

19h: Plenária de encerramento

 

Notícias