ADMINISTRAÇÃO
Inovação na Gestão: Imperatriz Adota Leitura Facial para Registro de Ponto no Serviço Público.
Tecnologia garante mais segurança, transparência e agilidade no controle de frequência dos servidores municipais.
Publicado em: 28/05/2025 por derek cunha lima

(Foto: Mônika Mendes)
A Secretaria de Administração e Modernização - SEAMO através da Superintendência de Tecnologia da Informação – STI, deu um passo importante rumo à modernização de seus processos internos com a implantação do sistema de reconhecimento facial para o registro de ponto dos servidores no Hospital Municipal de Imperatriz. A nova tecnologia substitui os métodos tradicionais, como o uso biométrico, e promete mais agilidade, segurança e transparência no controle da jornada de trabalho dos profissionais.
O sistema de leitura facial será instalado em pontos estratégicos e está em fase de adaptação desde a última semana. Com essa inovação, o hospital busca não apenas otimizar os processos administrativos, mas também garantir maior precisão no controle de frequência dos colaboradores, reduzindo possíveis falhas ou fraudes.
Segundo o secretário de Administração de Imperatriz, Rômulo da Silva Andrade, a iniciativa representa um avanço importante na gestão pública municipal:
"A implantação do leitor facial no Hospital Municipal é uma inovação que demonstra o compromisso da administração com a modernização dos serviços públicos. Essa tecnologia traz mais confiabilidade aos registros de ponto e proporciona mais transparência para a gestão de pessoas, além de valorizar o tempo dos nossos profissionais, que agora têm mais praticidade e segurança ao iniciar e encerrar seus turnos de trabalho", destacou o secretário.
A medida faz parte de um projeto piloto que será ser expandido para outras unidades da rede municipal de Imperatriz. A gestão municipal reforça que todos os dados biométricos dos servidores são tratados com total sigilo e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com essa inovação, Imperatriz se alinha a uma tendência crescente de digitalização no setor público, reafirmando seu compromisso com a eficiência e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.