Infraestrutura

PLANO DE AÇÃO

Hidrojato desobstrui bocas de lobo no Centro, Mercadinho, Vilinha, Novo Horizonte e Ouro Verde

Limpeza do sistema de drenagem diminui alagamentos por entupimento de bocas de lobo

Publicado em: 25/11/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Infraestrutura

Hidrojato desobstrui bocas de lobo no Centro, Mercadinho, Vilinha, Novo Horizonte e Ouro Verde

O serviço de hidrojateamento de alta pressão, utilizado para desobstruir bueiros e bocas de lobo, é feito por meio de um caminhão equipado com mangueiras e reservatório de água. (Foto: Gil Carvalho)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), agiliza a limpeza de bocas de lobos em diversos bairros de Imperatriz. Ações de desobstrução no Centro, Mercadinho, Vilinha, Novo Horizonte e Ouro Verde ocorrem nesta quinta-feira (25). As equipes da Sinfra atuam em frentes de serviços para amenizar os alagamentos provenientes do período chuvoso.

O serviço de hidrojateamento de alta pressão, utilizado para desobstruir bueiros e bocas de lobo, é feito por meio de um caminhão equipado com mangueiras e reservatório de água. Os jatos auxiliam na retirada do lixo acumulado nas caixas e galerias, preservando as tubulações que possibilitam o fluxo.

O secretário da Sinfra, Zigomar Filho, chama atenção da população de Imperatriz para o descarte correto de lixo. “Nossas equipes trabalham intensamente retirando esses resíduos que são jogados nas ruas e, com isso, entopem o fluxo de água e decorrem em alagamentos. Mas precisamos da colaboração de todos: jogar lixo nas ruas, riachos, bocas de lobo, bueiros e galerias é crime”, diz.

Ainda segundo o secretário, quem mais se prejudica com descarte incorreto de resíduos é a população, que sofre com os efeitos dos alagamentos no período chuvoso. “Encontramos muito material doméstico, dos mais variados. A preparação para as chuvas começou ainda no inicio do ano, mas nosso trabalho só será duradouro se a população ajudar e ter noção que precisa fazer sua parte”, completa.

Infraestrutura