Infraestrutura

DESENVOLVIMENTO

Governo federal reativa PAC II e garante obras para Imperatriz

Prefeitura organiza os trâmites para a abertura do processo de licitação

Publicado em: 22/05/2023 por Hemerson Pinto

Secretaria de Infraestrutura

Governo federal reativa PAC II e garante obras para Imperatriz

Secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez, durante reunião com representantes da Caixa Econômica Federal (Foto: Maira Soares)

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, terá continuidade em Imperatriz com a retomada dos serviços a serem executados no cronograma do PAC II, iniciado em 2017, pela atual gestão. Após readequações no projeto, A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), prepara os trâmites para ser iniciado o processo licitatório, e, a partir daí, anunciar a retomada dos serviços que vão beneficiar milhares de famílias, começando pela Vila Nova, onde os primeiros serviços foram iniciados, bairro nomeado como Lote 1, na divisão do projeto em três módulos. Os outros dois lotes são compostos pelo Parque Santa Lúcia (Lote 2) e Vila Fiquene (Lote 3).

“Primeiro lote é a Vila Nova, mas vai ocorrer processo licitatório de todos os lotes. Mas o primeiro lote a ser executado vai ser a Vila Nova, com projeto de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação. Ao finalizar, vai se estender aos demais lotes. O certame está na análise de planilha na engenharia da Sinfra, e depois disso tudo, volta para os técnicos enviarem no edital para ser encaminhado Comissão Permanente de Licitação (CPL). A comissão que faz o julgamento das melhores ofertas”, explica o secretário Fábio Hernandez.

Na semana passada ele participou de reunião com representantes da Caixa Econômica Federal, tratando sobre convênio para a realização das obras do PAC II. O encontro também abordou outros convênios firmados entre o Município e Governo Federal.

Por meio do PAC II, a Prefeitura de Imperatriz, já realizou obras na Vila Nova, como a construção do prédio da Escola Machado de Assis, e o início da construção de uma Unidade Básica de Saúde, no mesmo bairro. Também foi construída drenagem profunda na Avenida Itaipú, em trecho compreendido entre a Rua Visconde de Mauá e a entrada para o Recanto Universitário, conjunto com a maioria das unidades construídas por meio do convênio, ainda no PAC I.

Com o PAC II, o Município conseguiu iniciar três abrigos para estações elevatórias de esgoto, e construiu um emissário de esgoto de 3 km e 400 metros, da Rua Tancredo Neves, na Vila Nova, até a Rua Dom Pedro II, bairro Bacuri, no Riacho Bacuri.

“Os recursos federais do novo PAC II, um convênio diretamente com a União, são recursos junto à Caixa Econômica Federal. Então, vai ser liberado esse primeiro lote, com fé em Deus, ocorrendo tudo dentro da normalidade, vamos enviar para a comissão organizadora, para esse grande certame, com grandes revitalizações, saneamento básico, o que é primordial e engloba todos os demais entes da parte de infraestrutura, que é drenagem, esgotamento sanitário, o recolhimento regular do lixo e sua disposição final”, reforça Fábio Hernandez.

PAC I

O PAC I em Imperatriz beneficiou as vilas Cafeteira, João Castelo, com saneamento básico, garantiu a construção da maioria das unidades do Recanto Universitário e Conjunto Habitacional Dom Affonso Filipe Gregory, promovendo benefícios mediante construção de drenagens, esgotamento sanitário e outras ações do projeto de urbanização da Grande Cafeteira. 

Infraestrutura