Infraestrutura

PLANO DE AÇÃO

Caminhão hidrojato agiliza limpeza de bueiros em seis bairros de Imperatriz

Manutenção do sistema de drenagem diminui alagamentos por entupimento de bocas de lobo

Publicado em: 18/11/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Caminhão hidrojato agiliza limpeza de bueiros em seis bairros de Imperatriz

Caminhão hidrojato desobstrui galerias e bueiros de ruas e avenidas dos bairros de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

O serviço de hidrojateamento de alta pressão, utilizado para desobstruir bueiros e bocas de lobo, chega nesta quinta-feira (18) a mais seis bairros de Imperatriz. Trabalho é resultado do Plano de Ação para o período invernoso lançado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra). Objetivo é reduzir alagamentos por entupimentos de bueiros e bocas de lobo.

Para manter o sistema de drenagem em bom estado, a Prefeitura de Imperatriz agilizou o trabalho com equipes que atuam na limpeza de bocas de lobos na rua Dom Pedro I, cruzamento com a rua Castelo Branco, no Bacuri. O caminhão é equipado com mangueiras e reservatório de água que auxilia a equipe na retirada de detritos acumulados nas caixas e galerias.

“A intervenção do caminhão é muito importante neste processo de limpeza, pois facilita o trabalho de nossas equipes, que ao perceberem o ‘depósito de sujeira cheio’ usam a mangueira para sugar os resíduos, porém se o problema estiver dentro da tubulação, utiliza-se água em alta pressão com objetivo de desobstruir a rede”, explica o coordenador de obras, José Francisco, o Zé Mototáxi.

Segundo ele, a equipe atuará na manutenção da limpeza de bocas de lobos nas ruas Goiás, com a rua Itamar Guará, no Três Poderes; Mário Andreazza, com a rua Guanabara, no Maranhão Novo; marginal esquerda da BR-010, próximo a Planeta Veículos e Pé de Macaúba, no Centro; rua do Arame, cruzamento com a rua Bom Princípio, na Vilinha, e ainda, na rua Santa Rita, esquina com a rua A, no bairro Novo Horizonte.

O secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, destaca que a utilização do caminhão de hidrojateamento de alta pressão é seguro, e tem agilizado com precisão a retirada dos dejetos das redes de drenagens pluviais. “A força da água remove a sujeira presente nas tubulações que impede o fluxo, preservando a integridade da superfície, removendo objetivos que não seriam possíveis sem a alta pressão e vazão de água”, concluiu.

Infraestrutura