Notícias

IMUNIZAÇÃO

Imperatriz inicia vacinação contra bronquiolite

As doses estão disponibilizadas de forma gradual nas UBS´s e imunização é destinada à grávidas a partir da 28ª semana de gestação

Publicado em: 10/12/2025 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Imperatriz inicia vacinação contra bronquiolite

As doses foram disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde nesta terça-feira (09) (Foto: Nathalie da Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça feira (09), a vacinação contra bronquilite para proteger gestantes e recém-nascidos contra o vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável pelos casos graves da doença em bebês nos primeiros meses de vida. As vacinas chegaram esta semana e a distribuição para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) começou nesta terça-feira (09). O município recebeu 1.078 doses nesta primeira remessa. 

As doses estão sendo distribuídas de forma gradual e já podem ser encontradas nas UBS´s: Bom Sucesso, Santa Rita, Santa Lúcia, Vila Fiquene, Maria Aragão, Três Poderes, Nova Imperatriz e Ayrton Senna. “Seguindo a estratégia nacional de vacinação, neste primeiro momento vamos imunizar as grávidas a partir da 28ª semana de gestação, em dose única, e a partir de 2026 incluiremos prematuros abaixo de 36 semanas”, explicou a coordenadora da rede frio do município, Emilene Mendonça. 

A vacinação ocorre durante o horário normal de funcionamento das unidades, mediante apresentação do cartão de pré-natal e documento de identificação. A estratégia de vacinação municipal reforça o compromisso da Prefeitura de Imperatriz em ampliar o acesso à imunização e garantir maior proteção às crianças da cidade. Mas a Secretaria de Saúde reforça que a adesão das gestantes é essencial para o sucesso da campanha e orienta que todas as mulheres a partir da 28ª semana procurem a UBS mais próxima para garantir a proteção de seus bebês.

O secretário municipal de Saúde, Flamarion Amaral, que é enfermeiro obstetra, falou da importância da vacinação para a proteção infantil. “A imunização das gestantes é uma estratégia fundamental para reduzir internações e complicações causadas pelo vírus. Ao imunizar a mãe, garantimos que o bebê já tenha anticorpos nos primeiros meses de vida, quando ele é mais vulnerável. É uma ação preventiva que salva vidas e reforça o cuidado com nossas famílias”, afirmou.


 

Notícias