IMPERATRIZ
Imperatriz celebra Dia da Bandeira com solenidade na Prefeitura Municipal
Cerimônia reuniu autoridades e marcou a troca oficial das bandeiras do Brasil, Maranhão e Imperatriz
Publicado em: 19/11/2025 por Nylla Maria Dias Pereira
Evento destaca a importância dos símbolos nacionais e o cumprimento dos ritos estabelecidos por lei. (Foto: Matheus Cardoso)
A Prefeitura de Imperatriz realizou ao meio-dia desta quarta-feira (19), a solenidade oficial em homenagem ao Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro. O ato cívico ocorreu em frente ao Palácio Renato Cortez Moreira e teve a presença de funcionários municipais, secretários, vereadores e do prefeito Rildo Amaral. Durante a cerimônia, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, Maranhão e Imperatriz.
O prefeito Rildo Amaral afirma que a cerimônia representa mais que o cumprimento de uma norma. “A gente vem pelo dever cívico, pelo dever de lembrar que a bandeira é o maior símbolo nacional. O símbolo que une os brasileiros e faz com que o Brasil todo se una em prol de melhorias para um país que sempre está avante”, declara.
“Conforme a lei 5.700/1971, que dispõe sobre as formas de disponibilidade de símbolos nacionais, realizamos a substituição das bandeiras antigas pelas novas, em uma solenidade feita ao meio-dia”, explica a chefe de Cerimonial da Prefeitura, Lizandra Carvalho.
A retirada dos pavilhões antigos foi realizada pelos agentes da Guarda Municipal, que também serão responsáveis por guardar o material recolhido com o devido acondicionamento até sua destinação final. O hasteamento das novas bandeiras foi feito pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Adhemar Freitas Júnior, pelo secretário de Segurança Pública Integrada, Hílderson Alves e pelo prefeito Rildo Amaral.
O secretário Hílderson Alves, reafirma o papel dessa solenidade para a cidade. “Hoje comemoramos o Dia Nacional da Bandeira com o nosso pavilhão, um importante ato cívico que representa o compromisso com a nossa nação”, diz.
O Dia da Bandeira foi instituído em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. A data marca a criação da atual bandeira brasileira e celebra os valores de cidadania, soberania e identidade nacional.

