Notícias

MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Imperatriz amplia pontos de coleta para descarte sustentável de eletrônicos

Município já arrecadou 3 toneladas e deve enviar mais 4 para reciclagem em Recife; novo ecoponto será inaugurado no Beira Rio

Publicado em: 05/09/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Prefeitura de Imperatriz amplia pontos de coleta para descarte sustentável de eletrônicos

Pontos de Entrega Voluntária ajudam a população a descartar corretamente eletrônicos e outros recicláveis, evitando riscos ao meio ambiente e à saúde. (Foto: Matheus Lima)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), intensifica as ações de coleta seletiva e destinação sustentável de resíduos eletroeletrônicos. Somente neste ano, já foram arrecadadas 3 toneladas de equipamentos, e, nos próximos dias, mais 4 toneladas serão enviadas para Recife-PE, onde a empresa parceira Gree Eletro garantirá o tratamento e reciclagem adequados.

Atualmente, a população conta com cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade: na Praça da Prefeitura, no Fórum de Justiça, no Imperial Shopping, na sede da Equatorial Energia e na própria Secretaria do Meio Ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Eloy Ribeiro, os resíduos eletrônicos têm alto potencial de reaproveitamento. Ele destaca iniciativas de conscientização, como o “Dia D” que foi realizado no Calçadão, vem obtendo boa adesão popular. “Estamos prestes a inaugurar também um novo ecoponto no bairro Beira Rio, ao lado da Escola Frei Manoel Procópio. Além de eletroeletrônicos, ele receberá metal, papel, papelão e plástico”.

A Semmarh firmou ainda parceria com 102 instituições e, junto à Superintendência de Limpeza Pública (SLP), faz a destinação dos materiais à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). Somente até julho de 2025, já foram entregues 226 toneladas de resíduos recicláveis.

Como alternativa para o futuro, o município dá continuidade à construção do aterro sanitário. “Com ele, os rejeitos terão um destino seguro, em células impermeabilizadas, evitando a poluição ambiental”, explicou o secretário.

 

Notícias