Notícias

PESSOA IDOSA

Imperatriz abre Campanha Junho Violeta com foco no combate à violência contra a pessoa idosa

A iniciativa da SEDES, por meio da Casa do Idoso Feliz, reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização, proteção e dignidade da pessoa idosa em Imperatriz.

Publicado em: 11/06/2025 por NATÁLIA VERNER LEITE

Imperatriz abre Campanha Junho Violeta com foco no combate à violência contra a pessoa idosa

Equipe da SEDES e representantes de órgãos parceiros durante o evento de abertura da Campanha Junho Violeta, em Imperatriz. (Foto: Natália Verner Leite)

Na manhã desta terça-feira, 10 de junho, foi realizada a abertura oficial da Campanha Junho Violeta, dedicada ao combate e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. O evento aconteceu em Imperatriz e é uma iniciativa da Casa do Idoso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), com o apoio da Prefeitura de Imperatriz.

A campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade para o respeito, valorização e proteção dos direitos das pessoas idosas, especialmente no mês em que se celebra o 15 de junho — Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Durante a cerimônia, a vice-prefeita e secretária de desenvolvimento social, Carol Pereira, destacou a relevância de dedicar atenção ao tema.O Junho Violeta é mais do que uma campanha, é um chamado à consciência coletiva. É um momento de reforçar o nosso compromisso com a dignidade, o cuidado e a valorização da pessoa idosa. A violência contra os idosos muitas vezes é silenciosa, e é papel do poder público e da sociedade dar visibilidade e combater qualquer forma de negligência ou abuso afirmou.

Representando os idosos atendidos pela Casa do Idoso Feliz, Dona Carmem da Silva também fez questão de deixar sua mensagem de gratidão e esperança.“A gente se sente valorizada quando vê um evento como esse acontecendo. Aqui, na Casa do Idoso, nos sentimos respeitados e cuidados. É bom saber que não estamos sozinhos e que tem gente lutando por nós” disse emocionada.

A programação da campanha seguirá com ações educativas e mobilizações em diversos espaços da cidade, fortalecendo a rede de apoio e conscientização da população sobre os cuidados, direitos e proteção da pessoa idosa.

A SEDES reforça que qualquer denúncia de violência ou maus-tratos pode ser feita anonimamente pelo Disque 100, CRAS, CREAS ou diretamente na Casa do Idoso.

Notícias